Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

27
Mar14

Primeiro passo - Atestado Médico de Incapacidade Multiuso

Fernando Neto

Olá a todos!

Esta é só uma pequena informação sobre um dos primeiros passos a dar para poder tratar de qualquer assunto relacionado com esta doença crónica e descontos, segurança social, etc.

Eu estou reformado por invalidadez e tenho 46 anos.

 

Primeiro fui ao centro de saúde e perguntei o que precisava fazer para adquirir o "Atestado Médico de Incapacidade Multiuso" com este documento oficial, que é o primeiro que se deve fazer, no centro de saúde preenchi alguns documentos, depois (se não me engano) tive que ver o medico de família que passou uma consulta com a junta medica, esta consulta levou alguns meses a acontecer.

Na junta medica perguntaram-me o qual a razão de eu estar ali e ao dizer que tinha insuficiência renal crónica , eles somente olharam para uma lista em que automaticamente já esta lá a percentagem de incapacidade física 70%.

Se o paciente tiver mais problemas de saúde, que no meu caso tenho Hepatite B, pode ser que essa percentagem aumente, mas isso só eles é que sabem. Eu recebi 70% de incapacidade física. Com esse documento fui à segurança nacional e tratei do resto.

Há várias vantagens em ter este documento para descontos do IRS e outras coisas mais! Para mais informação fica aqui um link da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais http://www.apir.org.pt/.

O "Atestado Médico de Incapacidade Multiuso" é o documento principal e o primeiro a tratar para termos um documento oficial da nossa incapacidade. O problema é que anteriormente não custava nada mas agora o primeiro custa perto de €50 os outros seguintes por enquanto fica em €5. O problema é que sem este documento em certos sítios não serve de nada dizer que tenho uma doença crónica sem poder apresentar este documento.

Por isso há que tratar deste papelzinho primeiro!

Boa sorte e um bom dia!

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.