Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

15
Dez09

Os Rins e a sua função

Fernando Neto

Os rins são como uma máquina de limpeza do sangue que funciona 24 horas por dia.  Filtram o seu sangue e formam a urina que se acumula na bexiga até urinar.   A maioria das pessoas desconhece quais as funções dos rins e a sua importância até que algo começa a correr mal.

 

Os rins:

 

--- Removem resídios do sangue -À medida que o corpo funciona vai produzindo resídios que necessitam ser removidos.  Os rins são os "recolhedores de lixo" e removem todos os detritos na forma de urina.

 

--- Removem o excesso de líquidos - Os rins eliminam o excesso de água do organismo.

 

--- Controlam os níveis de minerais - Os rins regulam os níveis de importantes minerais como o sódio, o potássio, o cálcio e o fósforo.

 

 

--- Produzem hormonas - Os rins produzem hormonas que ajudam a controlar a tensão arterial.  Também colaboram na produção de glóbulos vermelhos, que ajudam no transporte de oxigénio para todo o corpo.  Os rins produzem ainda a vitamina D, que colabora na formação e manutenção dos ossos.

 

Qual a frequência da doença renal crónica?

 

 --- Estima-se que aproximadamente 1 em cada 10 adultos sofre de doença renal crónica.

 

--- Em Portugal existem cerca de 14 000 doentes com a forma mais grave de doença renao crónica, ou seja a necessitar de diálise ou transplante de rin.

 

Quais as pessoas com risco de ter doença renal crónica?

 

Qualquer pessoa pode sofrer, embora seja mais frequente nos idosos, nas pessoas com diabetes, hipertensão arterial de longa data, obesidade, com algumas doenças heriditárias ou que têm antecedentes familiares de doença renal.

 

 

(texto retirado do panfleto de informação do Hospital Distrital de Faro com o apoio da Roche e Sociedade Portuguesa de Nefrologia (www.spnefro.pt)