Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

12
Mai10

Primeira hemodialise a sério

Fernando Neto

O meu tratamento em diálise peritoneal está a chegar ao fim da sua carreira. Os entendidos no assunto dizem que esta diálise tem por média de duração 5 anos eu estou com 5 anos e 6 meses, nada mau, mesmo com o cateter a fugir do sítio certo consegui superar a média.

Como o tratamento não esta a conseguir retirar o excesso de liquido de dentro de mim, mas sim ainda coloca mais 500ml por secção, o meu peso tem estado a aumentar. Já estou com 7 kg a mais, a tensão arterial esta a subir e tornar-se difícil controlar com a medicação, as dores de cabeça apareceram, (acho que seja derivado à tensão alta), as pernas e pés inchados da absorção de liquido e o cansaço a aumentar, felizmente o respirar continua bem, mas a esposa discorda, pois diz que quando estou a dormir faço um respirar um pouco estranho, com falhas e assustador.

 

A minha fístula foi feita há 3 semanas e dois dias, até agora esta a funcionar bem com uma boa vibração (vibrações positivas)!

Como a coisa já não estava com bom aspecto, resolvi ir fazer uma visita ao médico para vermos o que era melhor fazer pois eu não tenho interesse em que chegue o dia em que tenho que ir de emergência para o hospital!

 

Conclusão – Começar a fazer diálise no dia seguinte! Fazer 3 vezes seguidas e depois começar, segundas, quartas e sextas como rotina!

 

Vai começar uma nova etapa da minha vida, uma adaptação à nova rotina, um estilo de vida diferente. Vamos ver como é que eu me vou adaptar a esta nova fase!

O engraçado é que andei 5 anos e meio a fugir a este tratamento derivado à ideia negativa que eu tenho de AGULHAS, eu detesto aquelas picadas para tirar sangue, agora imaginem o que vai nesta cabeça só de pensar que serão duas agulhas por tratamento 3 vezes por semana, finalmente a luz ao fim do túnel, mas não é branca …é vermelha!   lol

 

Hoje fui ao hospital fazer a minha primeira hemodiálise, já fiz hemodilise com o cateter no pescoço mas agora é como deve ser, nada de corta matos. È sempre engraçado quando é a primeira vez que fazemos algo na vida, o que nós imaginamos, a antecipação a ansiedade o desconhecido.

 

Para terminar tive uma enfermeira excelente, cuidadosa, fez-me sentir que estava preocupada comigo, 5 estrelas, melhor não podia ser!

Afinal não me doeu assim tanto como pensava, lógico que se sente a picada das agulhas, mas a partir daí foi um descanso. Muito melhor do que quando estamos presos pelo pescoço, não convêm falar, tossir nem mexer muito. No braço estamos mais à vontade, agora só preciso de encontrar um jogo para o meu Nintendo, em que possa me entreter enquanto faço a hemodiálise!