Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

28
Abr10

PORTUGAL é o terceiro país Desenvolvido com mais DOENTES RENAIS

Fernando Neto

Esta é uma informação que achei interessante por isso resolvi colocar aqui com um link para quem queira ler o report todo no site de www.tribunamedicapress.pt

 

"Portugal é o segundo país do mundo a fazer mais transplantes renais, devido ao consentimento presumido de doação de órgãos e à rede de colheitas"

"Portugal tem uma das taxas mais elevadas de doentes renais no mundo desenvolvido, com mais de 16 mil doentes em diálise e 600 transplantados em 2009, sendo apenas ultrapassado pelo Japão e EUA, Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN)."

"Segundo o estudo, encontravam-se em tratamento substitutivo renal, no ano passado, 16 011 doentes, dos quais 2548 iniciaram o tratamento nesse ano."

 

"Em termos de sobrevivência de doentes, os resultados “são bons”: “há uma mortalidade global à volta dos 13 a 14%, com pequenas diferenças nas regiões, mas que não são significativas"

 

"Dos 1.321 doentes falecidos em 2009 devido ao problema renal, 78,4% tinham mais de 65 anos."

"Um dado preocupante é que cerca de 30% dos doentes com insuficiência renal terminal não tinham sido previamente seguidos por nefrologistas"

 

"Apesar do grande número de doentes renais, a maioria homens (61%), Portugal é o segundo país do mundo a fazer mais transplantes renais, o que se deve ao “consentimento presumido” de doação de órgãos e à rede de colheitas, observou o médico."

 

"Segundo a SPN, entre 1980 e 2009 foram realizados transplantes em 8.706 doentes, dos quais 5.794 ainda permanecem vivos. A esmagadora maioria (94%) dos órgãos eram de dadores cadáveres."

 

Estes dados foram divulgados ontem no “Encontro Renal”, que decorre até sábado no Centro de Congressos de Vilamoura, e são baseados do registo da SPN, que inquiriu as 112 Unidades de Hemodiálise em actividade em 2009, 25 Unidades de Diálise Peritoneal e nove unidades de Transplantação Renal.

Informação tirada do site www.tribunamedicapress.pt, fica aqui o link para ficar a saber toda a informação

http://www.tribunamedicapress.pt/nacional-1/28428-portugal-e-o-terceiro-pais-desenvolvido-com-mais-doentes-renais

 

(espero não estar a cometer nenhum erro ou a infringir nenhuma lei de direitos de autor!? Se alguém souber me informar de algo que eu esteja a fazer de incorrecto, agradeço muito que me digam, o meu interesse é só de informar)

5 comentários

Comentar post