Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

27
Abr10

15 Novos centros de Diálise até 2012

Fernando Neto

Ao ler esta noticia no site www.publico.pt, fiquei contente, pois segundo me apercebi, neste momento existem vários problemas com o numero de centros de diálise privados e os do estado. O que parece que existe um monopólio, apesar de ninguém assim o descrever entre duas multinacionais no pais inteiro o que causa problemas ao estado em negociar preços de serviços.

15 novos centros e o primeiro esta previsto encontrar-se a funcionar em Outubro em Portalegre. Fiquei também a saber que em Portalegre existem pessoas a deslocarem-se 400 quilómetros, 3 vezes por semana para fazer diálise. Não faço a mínima ideia como estas pessoas têm passado a sua vida?!

 

Deixo aqui um extracto desta notícia pois gostei da forma de pensar, parece que existe luz no fim do tunel!

 

"Nos centros da Fundação, os doentes renais encontrarão meios de hemodiálise e de diálise peritoneal, uma variante que dispensa a ligação do doente a uma máquina. Além disso, os centros disponibilizam, em permanência, um serviço de psicologia clínica, assistente social e nutricionista. "É um tratamento integral, em que o doente é um fim e não um meio, é visto como uma pessoa", disse José Manuel Guillaude,administrador da Fundação Renal Portuguesa.

 

Segundo a previsão da Fundação, o primeiro centro, em Portalegre, deverá estar pronto a funcionar no mês de Outubro. Até ao princípio de 2010 arrancarão outros três e no fim desse ano começarão a ser construídos os outros. A estimativa é que todos os centros estejam a funcionar até 2012. "Vamos localizar os centros em diálogo com o Ministério da Saúde, para minimizar as distâncias", disse José Manuel Guillaude, que referiu também que cada centro terá capacidade para acolher "duzentos doentes em hemodiálise, quinze por cento dos quais em peritoneal".

Comentário pessoal de notícia encontrada no site do publico

http://www.publico.pt/Sociedade/fundacao-renal-anuncia-quinze-novos-centros-de-dialise-ate-2012_1399568