Quinta-feira, 1 de Abril de 2010

Mini experiência em Hemodiálises (17dias)

Já vou no meu quinto tratamento, tem sido uma experiência bem diferente. A primeira vez senti me um pouco melhor após o tratamento, Fiquei 2 kg mais leves em 1 hora, isto deve ser a dieta mais drástica e rápida que eu conheço.

No tratamento anterior fiquei com uma dor de cabeça enorme, mas acho que foi derivado a terem extraído liquido demais no tratamento.

Depois da hemodiálise vem uma enorme vontade de dormir, um sono pesado e fome.  

 

 

Tempo em Hemodiálises

Para começar, o primeiro tratamento durou uma hora e 30 minutos, depois foi aumentando até que a duração seja de 4 horas que em principio é o normal. A não ser que existam outros problemas de saúde.

 

Eu só fiz até agora 3 horas e posso dizer que as primeiras duas horas passam bem, (lógico que isto depende de cada um de nós do estado físico e psicológico ao inicio do tratamento), A ultima hora, para mim já se torna um pouco mais difícil em estar ali sentado sem me poder mexer muito. Eu tenho “bicho-carpinteiro” e torna-se muito difícil em manter-me sossegado por muito tempo.

Se possível, aconselho de que levem um livro para ler, uma revista, jornal, playstation, qualquer coisa para ajudar a passar o tempo, ofereceram me um Nintendo para ajudar a passar o tempo o que tem sido muito útil. Eu tive a sorte de ter algumas vezes o prazer da companhia da minha Carla, os enfermeiros deixaram que ela ficasse ali ao meu lado a conversar e assim o tempo passou bem mais fácil. Para algumas pessoas talvez a ideia de terem a companheira, namorada, esposa ou amigo/a, não seja a melhor solução, mas para quem tem um bom companheiro ao lado é sempre melhor.

 

 (Sala de hemodialise para pacientes com hepatite, a paisagem para contemplar durante as 3 horas de tratamento,três vezes por semana no hospital de Faro, sem ar condicionado, no Algarve de verão, é o máximo, não se pode pedir mais!!!)

 

 

Pontos Positivos – (sobre esta pequena experiencia de hemodiálises)

- O apetite aumentou bastante

- Passo a noite toda a dormir sem interrupções

- Boa energia e disposição

 

Pontos negativos

- Dores de cabeça após o tratamento (mas penso ser derivado a tirarem líquidos demais, aos poucos consegui convencer os enfermeiros e médico que não precisava de tirar tanto liquido porque eu ainda urino)

- Uma grande vontade de dormir após o tratamento.

- Fome, tenho muita fome. O que para mim é o barómetro de saúde, quanto mais fome tenho, é sinal que estou melhor. Isto não é nenhum facto científico, mas é o meu sistema de avaliação!

 

Problemas

Atenção á febre após o cateter ser colocado no pescoço, pode ser o corpo a rejeitar ou alguma infecção, vá ao hospital de Nefro assim que começar a ter febre.

 

   (Penso sobre o cateter no pescoço para poder fazer hemodialise)

 

Mini história sobre este acontecimento

 

Duas semanas se passaram em hemodiálises, terminei na quarta-feira, entretanto todo contente que finalmente me iria ver livre daquele acessório agarrado ao meu pescoço, mas o médico não concordou.

O médico preferiu que eu mantivesse o cateter até segunda, só por precaução, até termos a certeza de que o cateter no abdominal estava a funcionar bem. Até aqui tudo bem, mais nada foi dito!

 

Quinta á noite acordo a meio da noite cheio de frio a começo a ter pequenos tremores, acordo a Carla e a partir  daquele momento começa o pesadelo, o estômago decide limpar tudo o que tinha lá dentro, os intestinos decidiram fazer o mesmo quase simultaneamente, para eu não perder tempo a respirar, agua não era aceite por mais de 10 segundos e pronto o resto da noite em branco, Durante o dia passou por varias ondas, num momento parecia que as coisa estavam a melhorar, depois lá vinha a febre, no máximo chegou a 37 e meio, tremer que nem uma vara verde frio e a temperatura da sala estava em 28º, estamos em Julho no Algarve,

 

Telefono à enfermeira no hospital, mas por azar ela não está de serviço, está em casa, ela sempre esteve disponível para ajudar e deu-me o seu número de telemóvel no caso de precisar de ajuda. Mas eles não são pagos para trabalhar 24 horas por dia e acho que neste dia ela não estava com a cabeça de enfermeira mas sim de quem está de folga e em descanso, Expliquei a minha situação, ela perguntou-me se eu tinha febre e eu como não sabia se tinha febre ou não, a coisa ficou que talvez fosse melhor eu ir ao centro de saúde.

Passou-se sábado, domingo, sempre nestas ondas de frio e tremores, cansado de tanto tremer, pensei que teria apanhado muito sol na quinta e como os sintomas eram parecidos a uma outra experiencia anterior em que apanhei sol a mais e passei mal 5 dias, pensei! Bem 3 dias já passaram e isto agora vai melhorar,

 

Segunda como combinado fui ao hospital para tirar o cateter, decidi ir logo bem cedo, pois queria falar com o médico para ver se podia fazer umas horas de hemodiálises antes de retirar o cateter, pois com tanto tremer, eu devia ter acumulado bastante creatinina e ureia no meu sistema. Ao explicar ao médico os meus últimos dias e sobre a febre ele disse logo que o problema era do cateter no pescoço, o meu corpo não estava contente com aquele acessório extra e talvez alguma infecção. O pior foi que ligaram-me a maquina de hemodiálise e após uma hora começo a ter frio, a febre a subir eu a tremer, a febre vai até aos 39.7 a enfermeira explicou-me que eu tinha chegado ao pico, agora era sempre a descer, eu tremia tanto que já via 5 enfermeiras com a vibração. Foi assustador, porque com tanto tremer por todos os músculos eu estava a ficar cansado e com dificuldade em manter a respiração, a Carla disse-me depois que todos os enfermeiros vieram me ver para experiência de estudo (acho eu!).

Uma boa dose de parecetmol na veia e 5 minutos depois lá se foram os tremores, a febre levou mais tempo mas 3 horas depois também se foi, o estômago é que tem andado sempre a criar gás e meio estranho, aceita comida mas não sabe bem o que fazer com ela.

 

Dois dias depois fui dar uma voltinha de mota, uma voltinha pequena, para tirar as teias da mota. Já estou bem melhor e esta noite quero levar a esposa a jantar fora que a coitada bem tem sofrido nos últimos dias por minha conta, ela bem merece!

publicado por insuficienciarenal às 13:35
link do post | comentar | favorito
17 comentários:
De Edna a 10 de Janeiro de 2018 às 00:47
Meu sobrinho está fazendo hemodiálise e hj teve febre,e normal ?
De insuficienciarenal a 13 de Janeiro de 2018 às 22:31
olá Edna!
a febre pode não estar relacionada com a hemodialise. Ele faz Hemodialise usando um cateter? ( no pescoço ou perto da clavícula) ?
junte aonosso grupo no facebook é mais fácil e mais rápido receber resposta às suas questões. Como somos mais poderá receber várias opiniões que umas vezes ajudam e outras deixam-nos um pouco confusos,mas estamos lá para ajudar no que podermos.
se vive em Portugal- paciente renal Portugal
se vive no Brasil- doente renal

Comentar post

.últ. comentários

Conseguir um empréstimo legítimo sempre foi um pro...
Precisamos urgentemente de doadores de rim em todo...
desculpa mas não tenho bem certeza se isso é corre...
Boa tarde.A percentagem de incapacidade multiuso s...
Sou de portugal. Obrigado pela ajuda.
olá Edna!a febre pode não estar relacionada com a ...
olá Marta!vive em Portugal ou no Brasil? Grupos em...
Olá Andrea!Segundo eu sei, se o rim transplantado ...
Meu sobrinho está fazendo hemodiálise e hj teve f...
olá, tenho 26 anos e também descobri que sou insuf...
Olá! Meu pai fez transplante do dia 27 de dezembro...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...

.mais comentados

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Março 2014

. Setembro 2013

. Março 2013

. Setembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

.subscrever feeds

.Fotografias

.últ. comentários

Conseguir um empréstimo legítimo sempre foi um pro...
Precisamos urgentemente de doadores de rim em todo...
desculpa mas não tenho bem certeza se isso é corre...
Boa tarde.A percentagem de incapacidade multiuso s...
Sou de portugal. Obrigado pela ajuda.
olá Edna!a febre pode não estar relacionada com a ...
olá Marta!vive em Portugal ou no Brasil? Grupos em...
Olá Andrea!Segundo eu sei, se o rim transplantado ...
Meu sobrinho está fazendo hemodiálise e hj teve f...
olá, tenho 26 anos e também descobri que sou insuf...
Olá! Meu pai fez transplante do dia 27 de dezembro...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.Fotografias

.subscrever feeds