Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

01
Mar10

Que tipo de tratamentos existem para a substituição da função renal?

Fernando Neto

A Insuficiência Renal Crónica ( IRC )  é uma doença que se caracteriza por uma diminuição progressiva e irreversível da função renal.

 

Quando se mantêm apenas 10 - 15% da função renal considera-se que a pessoa tem uma doença renal em fase terminal.

 

É essencial escolher de forma livre e informada aquele tratamento que substitua parte das funções dos seus rins, que melhor se adapta às suas características particulares.

 

Normalmente o seu médico irá encaminhar para ser seguido por um Nefrologista. O Nefrologista vai explicar as várias modalidades de tratamentos que existem, quando chegar a altura certa para ter que começar a pensar  e decidir com tempo suficiente que melhor se adapta para si!

 

Infelizmente nem sempre é assim para todos, alguns de nós só vem a saber que sofre desta doença quando já esta a precisar de começar a fazer tratamento. Alguns que eu saiba vão ao hospital derivado aos sintomas agravarem-se e dali é o médico a dizer que têm que ir para a Nefrologia, minutos depois estão a fazer Hemodiálise.

Não há tempo para tomar decisões nem tempo de adaptação, eu sinceramente não sei como é o choque desta situação nestas pessoas.  Acho que vai ter que depender muito na capacidade da pessoa de encarar problemas e conseguir ultrapassa-los, do nível intelectual e de informação prévia sobre o assunto e o grande apoio da família e amigos.

 

Existem 4 modalidades de tratamento de substituição renal.

 

Hemodiálise

 

Diálise null Contínua Ambulatória ( DPCA )

 

Diálise Perítoneal Automatizada ( DPA )

 

Transplante Renal

 

3 comentários

Comentar post