Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009

Doente renal, Dialise Peritoneal

  

..Quem eu sou

 

 

 

 

 

  

Eu sou Fernando Neto, nasci em 1967 na Guiné-Bissau. Filho de mãe africana (Guiné-Bissau) e pai português (Lagos).

Cheguei a Portugal com 5 anos e fiquei a viver entre Lagos e Sagres onde estudei até ao 7º ano de escolaridade, deixando a escola aos 13 anos. Trabalhei desde os 14 anos na industria hoteleira como empregado de balcão ou barman e  empregado de mesa.

Fiz o serviço militar obrigatório de 18 meses em Vale de Zebro e Almada nos fuzileiros, andei embarcado em navios de cruzeiro na América e Bahamas. Pensei em visitar a Inglaterra e passar umas férias de 30 dias e sem me aperceber passaram-se 13 anos. Enquanto lá estive continuei a trabalhar na área de restauração e ao mesmo tempo estava a tirar o curso de massagista o que acabou por ser a minha nova actividade profissional na qual tenho trabalhado nos últimos 19 anos, sendo os últimos 5 anos já em Portugal, onde em 2007 tirei finalmente o 9º ano no R:V:C:C: em Faro.

 

Sou deficiente renal desde 2004 a fazer diálises peritionial.

 

Este é um pequeno e curto resumo sobre o "eu" que eu sou!

 

 

 

O porquê desta pagina!?

 

Gostaria imenso que este Blog fosse um local em que se possa encontrar alguma informação pessoal, mas também que fosse um local de encontro entre outras pessoas ligadas de uma forma ou outra com esta doença e que se pudesse trocar experiências da vida de cada um de nós. Esta doença afecta todas as pessoas de forma diferente, seria interessante saber de como os outros estão a encarar e a lidar com a deles.  Agradeço que deixem a vossa opinião e/ou algum comentário ou se quiserem mandar algum texto ou informação que tenham encontrado. Se alguém quiser mandar-me algum texto com a vossa experiência, situação preocupação, eu colocaria neste blog. Se encontrarem algum blog ou o vosso eu coloco aqui nos links.

 

Eu vivia e trabalhava em Inglaterra quando fui diagnosticado como IRC (Insuficiencia renal crónico) e todos os exames necessários fora feitos nesse país. Foram detectados níveis altos de creatinina no sangue e fiquei a saber que era Insuficiente renal.

Quando voltei para Portugal já estava bem informado (dentro do possível) sobre o que tinha, o que iria acontecer, qual tratamento que eu iria fazer, os prós e contras entre os dois tipos de diálises, as possibilidades de transplante e os riscos.

Em Portugal soube de um especialista de Nefrologia que tem um consultório em Faro e naquela altura era o único no Algarve a dar consultas externas.  Depois da minha primeira consulta em Portugal e de levar com a informação toda, que eu já tinha, mas compressa em 20 minutos e sem saber para onde me dirigir para mais informação. Foi então que decidi escrever sobre a minha experiencia até hoje, para poder ajudar alguém que precise de um pouco de informação pessoal sobre esta fase na vida.  Quando pesquisei a net (surfar) toda a informação que encontrei era muito técnica e formal, fria e sem um toque humano. Factos, números, registos pesquisas, valores, enfim,  talvez exista mais pessoas com paginas pessoais ou blogs sobre este assunto, mas eu não encontrei.

 

 

Quero já informar que o que eu aqui menciono é somente sobre a minha experiencia, não é uma opinião médica, todos nós somos diferentes com sintomas diferentes e aconselho para que se dirigem ao vosso medico de família no caso de precisarem de informação sobre a vossa situação.

 

- Antes de ser diagnosticado

Do meu conhecimento até este momento eu não sofria de problema nenhum, não houve acidentes graves, nenhum osso partido, nenhuma doença, tenho um mau vício que é o tabaco,  bebo álcool em algumas ocasiões especiais, café muito pouco e sempre gostei e fiz desporto.

 

- Sintomas

Tensão alta e dores de cabeça. Ninguém até agora me soube dizer qual das duas situações começou primeiro, isto porque a tensão alta provoca problemas nos rins assim como os rins doentes provocam a tensão alta.  

Comecei a ter dores de cabeça regularmente, uns dias tomava comprimidos e a dor passava, depois pensei que seria do stress do trabalho, derivado ao facto de trabalhar 6 dias por semana. Procurei alguns tratamentos como massagem, acupunctura, (devo mencionar que a senhora que fazia acupunctura disse que eu estava muito amarelo, achei engraçado porque a minha cor de pele é “mulato, café com leite” e a senhora insistia que eu tinha algum problema com o meu fígado). Segundo já li sobre esta terapia existe a possibilidade de engano entre problemas de fígado com os problemas de rins, não sei bem porquê mas era o que dizia nesta revista que eu encontrei.

 

 

 

 

Dois meses com estas dores de cabeça e comecei a notar que acordava á noite para urinar, no cinema não conseguia ver um filme completo sem ter que ir á casa de banho, resolvi finalmente ir ao medico pensando que seria diabetes. Ao explicar os sintomas o medico fez um teste de urina o que foi o suficiente para ele me mandar fazer exames ao sangue no hospital e pronto o diagnostico foi dado, Insuficiência renal crónica, os meus rins estão os dois a funcionar entre 5 a 10%. Esta conclusão foi dada após vários exames médicos.

 

 

- A reacção ao diagnostico

 

Após os resultados das minhas análises ao sangue chamaram-me de urgência ao hospital, estava eu a no meio do meu turno de trabalho. Pedi ao médico que falasse directamente com o médico para ele não pensar que eu estava a inventar uma desculpa para sair mais cedo do trabalho. Os ingleses na minha opinião entram em pânico mais cedo do que nós portugueses, nós temos mais a tendência de reagir em ultimo caso ou depois do problema aparecer, os ingleses são mais pelo caminho de prevenir do que remediar.

Já no hospital e no meio daquela confusão, lá fui eu conduzido de cadeira de rodas pelo hospital (regras de segurança) entre varias salas de exames, medidas de tensão, TACs , sangue tirado de veias artérias e sei lá mais quê, eu pensava que a qualquer momento alguém vai se aperceber  que afinal tinham a pessoa errada e que tudo não passava de um engano, até que uma certa medica ao olhar para a minha cara sorridente e feliz da vida disse-me com uma cara muito seria que isto era um assunto serio e que os médicos não me teriam chamado de urgência se a situação não fosse séria, a minha tensão arterial estava com uns valores disparatados 20 / 14.

Os entendidos dizem que nós passamos por várias fases quando algo chocante nos acontece. A primeira é de choque, depois vem o pensamento que isto não esta a acontecer comigo, deve haver aqui algum erro, depois vem desespero, raiva, tristeza até chegarmos a fase de aceitação, enfim a ordem pode não estar totalmente correcta mas anda por aqui mais ou menos! Eu vou tentar pesquisar sobre os efeitos de choque no ser humano e colocar estes sintomas na ordem certa. lol

publicado por insuficienciarenal às 18:39
link do post | comentar | favorito
 O que é?
19 comentários:
De Marcio a 6 de Abril de 2011 às 12:31
olá !!! Fernado o meu nome é Márcio tenho 24 anos vivo na madeira fasso dialise peritoneal a 4 anos, ate agora tem corido tudo muito bem!!! gostaria de ter contacto com mais pessoas na mesma situaçao para trocar ideias
De jmgp_fr@hotmail.com a 27 de Maio de 2011 às 12:25
Olá, sou o José Manuel, e também estou a fazer dialise peritonial, á cerca de 3 meses, apesar de já ter uma londa história de insuficiencia renal.
Pois á cerca de 15 anos que fui transplantando, entretanto o rim foi á vida....enfim é esta a minha signa...
o meul email jmgp_fr@hotmail.com
De Nathalia a 22 de Novembro de 2011 às 12:28
Ola tenho 23 anos, e a 3 meses faço dialise, to em processo de adaptação, coloquei o cateter ontem (21-11-2011) pra entao fazer a peritoneal, gostaria de manter contato com pessoas com o mesmo "problema" peço que me add no msn: nathy_files.net@hotmail.com

Beijos
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 19:49
Olá Nathalia !
Obrigado por teres parado por estas bandas e principalmente por teres deixado um comentário ! Eu gosto quando as pessoas deixam um comentário por muito pequeno que seja! Não interessa o conteúdo mas simplesmente o facto de dizer OLÁ pra mim é muito positivo!
Eu espero que tenhas força e que te adaptes a esta fase o melhor possível Nem sempre é fácil , mas temos que encontrar forças e energia positiva para erguer a cabeça e olhar para a frente!
Um grande abraço!

Fernando
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 19:56
Olá Márcio !
Fico contente por estares a dar-te bem com a diálise null e fico contente por saber que na Madeira oferecem esta possibilidade de tratamento, digo isto por ser uma diálise mais recente e que por parece que ainda não esta a ser muito usada!
Se quiseres deixar por aqui algum contacto, assim quem quiser pode mandar-te uma mensagem!
Um grande abraço e que tudo corra bem!
Fernando
De Stella a 4 de Janeiro de 2013 às 16:10
Você sabe informar navios com hemodiálise
De Vítor a 23 de Fevereiro de 2013 às 19:37
Ajudarvitor@hotmail.com
De Anónimo a 30 de Maio de 2011 às 22:07
Olá a todos...
Não sendo a primeira vez que comento neste blog, quero só deixar um abraço a todos os insuficientes renais e dizer que estes 9 meses que faço diálise peritonial estão a ser de aprendizagem e por vezes cansativos. Entre consultas, exames, operações e tratamento, parece que sobra pouco tempo para o mais importante- a família e o trabalho. Espero que com o passar do tempo tudo seja mais calmo e rotineiro.
Fiquem bem :)
De insuficienciarenal a 27 de Março de 2013 às 08:46
Obrigado pela forca! Há anos que passam com muitos problemas e obstáculos a ultrapassar e felizmente há outros que são calmos e sem turbulência , espero que para si estes próximos e futuros meses sejam mais calmos!
Um abraco,

Fernando
De Nathalia a 22 de Novembro de 2011 às 20:11
Obrigado pelos votos Fernando, to tentando manter a minha vida organizada,e com muita força. Tenho meus pais me apoiando,e nesse momento tbm pude ver,quem sãos os amigos de verdade,sempre estarei olhando blog,se precisar de qualquer coisa referente ao blog me avisa. Beijos
De Fernanda a 8 de Abril de 2014 às 22:23
Lendo o primeiro post!
De Claudia a 30 de Março de 2016 às 14:32
Oi , Fernando,
Adorei seu depoimento.
Meu pai, portugues, atuaLmente no Brasil, fazendo dialise peritoneal POR UM ANO , 78 aNOS,PRETENDE VOLTAR A RESIDIR EM PORTRIMAO .
pODERIA TER SEU CONTACTO? mORO EM lONDRES MAS VOU RESIDIR COM ELES. aGUARDO CONTACTO
MEU TELEFONE E 00447545118015 , TENHGO VIBER E WHATSUP.mUITO oBRIGADA

De Claudia a 13 de Abril de 2016 às 13:49
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te fazer umas perguntas? Obrigada
De insuficienciarenal a 22 de Abril de 2016 às 20:08
Olá Claudia!
Desculpe só agora responder mas tenho-me esquecido de vir aqui ao Blog! Eu vou mandar-lhe mensagem no whatsup !
De Maria Neuza Conciani de Campos a 21 de Abril de 2016 às 15:47
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como vamos viajar queria saber de você que já tem experiência viagem de se as companhias aéreas permitem levar a máquina dentro do avião no compartimento de pequenos volumes.
tenho medo de colocá-la nas bagagens comuns e a máquina dar problema pela falta de cuidados,etc.
Ajude-me dandome uma resposta,
De insuficienciarenal a 22 de Abril de 2016 às 20:16
Olá Maria Campos!
Eu das vezes que viajei de avião, a maquina vai numa mala própria para viagem e fica bem protegida. Eu tive que colocar a maquina na secção de bagagem especial e com autocolantes dizendo frágil, mas mesmo assim numa viagem as rodas apareceram partidas. Na segunda vez eu tive que explicar a importância que a maquina tinha para me manter vivo e levei uma carta do meu médico a dizer que eu precisava daquela maquina para fazer diálise diariamente. Nesta vez eu levei a mala até à entrada do avião e só aí é que entreguei a uma hospedeira que colocou na bagagem mas desta vez com cuidado, ao chegar ao destino acho que fiquei à espera que me entregassem a mala e assim não tive problemas nenhuns! Não aconselho em deixar eles levarem a mala pois o pessoal lá atrás estas se borrifando para o autocolante Frágil
De Mi a 10 de Novembro de 2016 às 03:09
Ola a todos!
Sou a Mia tenho 24 anos e sou insuficiente renal.
Descobri mais ou menos a 3 anos..
Tudo comecou com umas dores de cabeça insuportaveis, e a perda de visao! Mal sabia eu qe era a falencia dos meus rins.
Em breve terei que fazer dialise, e isso assusta me muito :(
Sempre que vou ao hospital e olho p essas maquinas caiem me as lagrimas pelo rosto, saber que vou ter que depender daquelas maquinas.. neste momento estao a fazes todos os exames para a minha irma me doar o seu rim. Mas é complicado e dificil.
Sinto me um pouco aliviada por saber que nao sou a unica (nao é que deseje mal a alguem, nunca) mas é uma força reforçada.. so me pergunto de uma coisa, ha mais jovens com insuficiencia renal? So vejo pessoas muito mais velhas que eu, e idosos.
De flavio a 12 de Janeiro de 2017 às 16:53
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano e meio

Comentar post

.últ. comentários

Bom dia a todos,Vender um rim. Economize uma vida ...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Com demanda urgente e alta da Rajarajeswari Medica...
Você quer vender seu rim? se sim, gentilmente, vol...
Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital e...
Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...

.mais comentados

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Março 2014

. Setembro 2013

. Março 2013

. Setembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

.subscrever feeds

.Fotografias

.últ. comentários

Bom dia a todos,Vender um rim. Economize uma vida ...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Com demanda urgente e alta da Rajarajeswari Medica...
Você quer vender seu rim? se sim, gentilmente, vol...
Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital e...
Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.Fotografias

.subscrever feeds