Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011

Transplante Renal Não Funcionou

Um Bom Dia para todos!

 

Tenho andando muito ocupado a tentar responder aos comentários aqui no blog! Peço desculpa a algumas pessoas por ter levado tanto tempo para responder. Em algumas situações nem tinha reparado que alguém tinha colocado um comentário e por isso só respondi agora. Eu fico sempre muito contente quando as pessoas se dão ao trabalho de escrever umas palavrinhas, por isso o mínimo que eu posso fazer é responder e agradecer!

 

Quero agradecer a todos pelo apoio e energia positiva. Nestas situações tudo e todos nos ajuda para podermos andar para a frente, OBRIGADO!

 

Como viram pelo titulo do post, eu não tive muita sorte com o transplante. Não era para ser desta vez! Então considerei esta confusão (é a melhor forma que eu consigo neste momento dar um titulo a esta ultima aventura), como eu dizia, considerei esta confusão como um treino de preparação para o teste real!

 

Resumindo a história, eu fui transplantado no Domingo dia 6 de Novembro de 2011, a operação começou por volta das 10 horas da manhã. Na segunda os médicos viram que as coisas não estavam a correr bem pois eu não estava a urinar nada e na Terça voltei à cirurgia para retirarem o rim. Fiquei uma semana no hospital de S. João no Porto e deram-me alta no domingo seguinte.

Voltei para a minha vida normal e Segunda estava no hospital de Faro para fazer as minhas quatro horas de hemodiálise normal!

 

Sobre o transplante:

Existiram dois problemas, um era que a veia do rim para transplantar era muito curta, o que tornou a operação mais difícil e o segundo problema era que as paredes das minhas veias formavam uma forma de pinça e apertavam a veia do rim e não deixavam o sangue circular. O coitado do rim não teve hipóteses de poder funcionar sem o fornecimento de sangue. Mesmo nesta situação, foi melhor que o rim fosse retirado o mais rápido possível para evitar complicações, já que não ia funcionar é melhor ficar a saber e ser retirado o mais rápido possível.

O mais chato disto tudo é que uma pessoa passa por isto tudo, a primeira cirurgia, o cateter no pescoço, o tubo de drenagem na barriga, os efeitos da anestesia geral, a porcaria da algália (para mim o pior), uma segunda cirurgia no dia seguinte, mais anestesia geral, apesar desta segunda vez não sei explicar bem porquê mas saí da sala de recuperação bem desperto e a funcionar espectacularmente, o facto de estarmos bem longe de casa num hospital que desconhecemos, as dores típicas da cicatrização da costura e dos agrafos, não podermos rir, sentar, tossir, não ser fácil ir à casa de banho e o pior era se precisa-se de vomitar. Algumas destas coisas melhoraram depois do segundo dia, em que os médicos querem que comecemos a andar e a movimentar um pouquinho para não criar problemas nas pernas.

 

O chato é que depois desta confusão toda, estou hoje exactamente na mesma situação e ainda não tirei os agrafos todos pois apareceu por aqui uma pequena complicação com a cicatriz. Criei na barriga excesso de liquido mas parece que é normal e até agora não há sinais de infecção.

 

Continuo na lista de espera, os médicos dizem que continuo a ser um bom candidato. Agora é esperar e vamos ver o que é que o futuro nos trás!

 

Psicologicamente:

Para começar posso dizer que não é fácil. Depois da euforia toda, da imaginação sobre a possibilidade da nova vida, o facto de não precisar de perder 9 horas por dia, 3 vezes por semana para fazer hemodiálise, ser transplantado, dois dias depois des-transplantado (não sei se esta palavra existe), e agora é conseguir digerir esta situação toda!!

 

Eu já sabia que o transplante nem sempre é a solução ou pode ser a solução mas não sabemos por quanto tempo. Uns têm a sorte de viverem com o rim transplantado por 18 ou 20 anos ou talvez mais, para outros não é bem assim! Por isso eu ao saber esta informação encarei o transplante como uma possibilidade de poder entrar num novo jogo, com uma vida melhor. Mas como tudo na vida nunca sabemos por quanto tempoas coisas vão durar. Eu até agora tenho lidado com esta situação muito bem e sinceramente até estou um pouco surpreso comigo próprio, de como eu estou a conseguir lidar com isto tudo de uma forma muito positiva ao mesmo tempo fico preocupado quando as coisas correm tão bem no campo psicológico. Fica sempre um receio de que talvez mais tarde me caia tudo em cima e eu vou abaixo, mas acho que não!

- pronto! não era para ser desta vez! não estava destinado para mim... talvez para a proxima terei mais sorte!

 

Sempre estive preocupado sobre a reacção das pessoas quando recebiam um rim e após certo e determinado tempo o rim deixava de funcionar! A minha pergunta é sempre a mesma: - como é que se recupera mentalmente de uma situação destas?

Há muita gente que já passou por isto, eu ainda não!

 

Isto deve ter sido uma experiência que precisava para ter assunto de falar no blog!  lol

 

Desejo a todos muita sorte na vida,  muita força de vontade para seguir em frente, muitos amigos e pessoas que ofereçam apoio, sozinhos é muito  mais difícil!

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda! Ajudou e continua a ajudar-me!

 

Um Bom Dia!

 

Fernando

publicado por insuficienciarenal às 12:23
link do post | comentar | favorito
 O que é?
33 comentários:
De joana a 25 de Novembro de 2011 às 08:45
Ola SR,Fernando lamento o que aconteceu mas acredito que ainda vai ter muita sorte.acho que esteve bem entregue porque o pessoal do s.joao e exelente.sao a minha 2 familia conheço a malta toda.siga em frente de cabeça erguida.ja agora sabe o nome do dr que o transplantou?fique bem.
De insuficienciarenal a 26 de Novembro de 2011 às 12:16
Olá Joana!
Olá Joana! Agradeço todo o apoio moral! o único nome que eu vejo no relatório do hospital é de Dr. Cristina Outerelo , mas não sei se foi ela um dos cirurgiões. Espero que esteja tudo a correr o melhor possível na sua vida! Vá mandando notícias e já agora fazendo publicidade ao grupo no Facebook, dê uma olhada à ideia, temos 4 membros do Brasil, enfermeira, uma amigo em diálise e uma Dr. Nefrologista, já somos 4 mas precisamos de ser mais!
Um abraço,
Fernando
De Naninho a 25 de Novembro de 2011 às 22:32
Depoimento emocionante de um transplante que não funcionou: http://naninho.blog.br/saude/transplantes/depoimento-de-rogerio-ramos-meu-transplante-nao-funcionou.html
De Natal a 1 de Dezembro de 2011 às 14:29
És um iluminado! Obrigado por partilhar experiências. Ajuda às famílias de quem tem alguém próximo nas situações descritas. Abraço e muita força amigo!
De paulo Laranjeira a 21 de Dezembro de 2011 às 16:19
Pois e Fernando so agora vi no teu Blog que as coisas nao correram bem...Como eu lamento meu caro.Eu nao sei se reagia da mesma maneira que tu alias imagino que ia reagir muito mal, 7 anos a espera da tal chamada que tao bem retrataste e depois um azar destes...Felizmente tudo me tem corrido bem ja la vao 3 anitos de profunda felicidade que ja nem imaginava que voltava a ter sem qualquer tipo de problema (eu ate tenho medo de dizer isto)..Mas tenho a certeza que o telefone vai voltar a tocar..Outra coisa curiosa e que so agora reparei que o Fernando do grupo Doente Renal no Face es tu...Eu ate nao tenho feito post porque me sinto um transplantado no meio de colegas a fazer tratamento...Mas estou de alma e coraçao contigo e com o restante grupo...Um forte abraço Fernando tu es uma pessoa muito forte....Fernando ja agora porque nao fazer Hemodialise domiciliaria ???eu fiz durante os ultimos 3-4 nos que estive em tratamento e é um ganho fantastico em muitos aspectos..Se quisseres informacao sobre este assunto posso dar-te umas dicas:::Um forte abraço e Boas -Festas.....
De jaciara Martins a 2 de Janeiro de 2012 às 23:12
Oi Fernando meu nome é Jaciara descobrir a 3 meses q meu pai é um doente renal ele tem 66 anos e não pode ser transplantado por causa da idade e algumas complicações e precisaria fazer hemodialise até o final de sua vida, então quando eu descobrir fiquei desesperada fui procurar algo na internet sobre insuficiência renal, acabei clicando no seu blog então anonimamente fui acompanhando vc e exatamente nesta data de hoje 02/01/2012 as h20:53 minutos entrei no seu blog e não acreditei q o transplante q vc ia fase não ocorreu do jeito q eu e minha família estávamos torcendo mas quero q vc saiba q tudo é do tempo de Deus e eu tenho certeza q ele está com vc sempre. SEMPRE Q EU ENTRAVA NO SEU BLOG TINHA VERGONHA DE DEIXAR UMA MENSAGEM POR EU SER UMA PESSOA ANONIMA E NÃO CONHECE- LO PESSOALMENTE MAS POSSO DIZER Q DEPOIS Q EU AMOSTREI SEU BLOG PARA MEU PAI ELE TEVE MAS FORÇA PARA SUPERAR TUDO O Q ELE ESTÁ PASSANDO. UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!!!
De insuficienciarenal a 3 de Janeiro de 2012 às 19:06
Olá Jaciara !
Eu fico SUPER feliz por saber que o blog ajudou de alguma forma, essa sempre foi a minha intenção! Espero que o seu pai esteja a superar todas as dificuldades que esta doença arrasta! Reparei que faz parte do nosso grupinho no Facebook , excelente ! Assim somos mais, mais a pensar, mais a ajudar, mais a dar calor humano! Um grande abraço e MUITO OBRIGADO pelo seu apoio. Que tudo corra o melhor possível!
De fran a 24 de Fevereiro de 2012 às 22:18
Olá.. enho uma irmã com idade de 34 anos e 02 filhos pequenos, e que também sofre de insuficienciarenal , ela era transplantada há 17 anos e atualmente perdeu o rin renal há uns 05 meses, e voltou a fazer hemodiálise Ela está bem, mas no fundo, bem lá no fundo, eu sei que minha irmã sente uma profunda tristeza, pois ela não sabe se irá ver os filhos crescer.. isso é muito triste... mas em fim, estamos todos confiantes, que logo,logo ela irá, receber um novo órgão , e voltar a ter uma vida mas confiante, e poder cuidar dos filhos. Peço a Deus todos os dias, para que venham curar todos os pacientes renal, pois não é fácil Fiquem com Deus.
De insuficienciarenal a 12 de Março de 2012 às 20:17
Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua força! Nenhum de nós gosta desta situação em que estamos mas temos que tentar encara-la e manter um espírito positivo, mesmo em diálise ainda somos pessoas com muitas capacidades e podemos fazer muita coisa positiva, por isso há que manter a força de vontade e caminhar de cabeça erguida! Pelo menos temos que pensar assim, nem sempre se consegue manter positivos!
Porque não Vêm fazer uma visita e juntarem-se a nós no Facebook . O grupo chama-se "Doente Renal"
Um grande a braço e que a vida seja o melhor possível !
Fernando
De moacir cordeiro a 18 de Maio de 2012 às 18:11
Meu amigo! Eu também fiz transplante de rins,e depois de oito anos deu rejeição;o fato é q eu aceitei numa boa,pois ja sabia q um transplante de rins não duraria muito tempo,por isso me peguei muito a Deus...hj tenho mais doadores na família,mas estou pensando se faço.ou não;
De insuficienciarenal a 17 de Junho de 2012 às 00:52
Olá Moacir!
Gosto muito da sua atitude, não é nada fácil mas temos que ser positivos. Um grande abraço e continue com essa boa força de viver!
Fernando!
ps: já foi ao facebook ver o nosso grupo"Doente renal" ? fique membro e faça parte da nossa familia!
De moacir cordeiro a 18 de Maio de 2012 às 18:24
O maior problema q tive q enfrentar foi o cateter,ele tira toda nossa força de lutar. Depois q perdi meu rin estou muito bem hj,o segredo para enfrentar a hemodiálise é se alimentar bem,não concordo com as dietas q o médico passa prá gente ela mata mais q a hemodiálise
De Wanderson Faustino a 14 de Maio de 2014 às 04:59
Moacir, como assim se alimentar bem? Como você se alimenta?
De marly a 19 de Julho de 2012 às 22:39
Fernando.
Buscando um pouco sobre renal-cronico, encontrei sua carta que muito me fortaleceu, embora eu não tenha o mesmo problema que o seu.
U m familiar está fazendo dialise, começou á um mês, e estamos pensando em transplante mais adiante......
Quero te parabenizar pelo pensamento que de alguma maneira está confortado, acho que só poderia se Deus, que nos conforta.
Te desejo que no próximo você aceite, está chegando um novinho, e vai dar certo desta vez, pelo que escreveu, acredito na sua força.
Aceite tudo como benção de Deus.
Um forte abraço de Marly
De insuficienciarenal a 6 de Agosto de 2012 às 20:21
Olá Mary!

Obrigado pela força positiva que mandou! Um grande abraço e desejo o melhor para si e sua família e amigos!
Fernando
De Paula Sarilho a 5 de Agosto de 2012 às 14:10
Esta nossa vida de IRC, realmente faz-nos ir bem ao fundo de nós próprios procurar novas forças, novos ânimos, novos objectivos de vida, novas maneiras de lutar e afinal...novas maneiras de viver. Em toda esta sua história Fernando, eu me revejo com uma ligeira diferença, pois o meu tranplante, apesar da rejeição vascular na prória noite da operação (uma história em tudo idêntica à sua) acabou por durar ainda sete anos. Não sei se felizmente se infelizmente, pois esses sete anos foram os mais complicados da minha vida. E curiosamente estou pronta para outro!!! Estou acreditando que o próximo é que vai valer a pena, que será com o próximo que retomo a minha verddadeira vida e que farei finalmente aquilo que ando a ambicionar há anos e que esta tanga da IR me afastou. Entretanto, vou passando novos problemas que a longa IR me vai sobrecarregando nos ombros. Sempre emfrentei com calma, tranquilidade, esperança... e quem me vê de fora elogia o ânimo apesar do sofrimento. Só que não sabe como são os meus momentos a sós, não sabe como o meu coração discursa com a minha cabeça...e vice-versa, não sabe que quando sorrio por fora por dentro pingam lágrimas de frustração. E o cansaço de sorrir para que quem me ama não me veja sofrer ... Compreendo-te Fernando, aquele abraço :)
De insuficienciarenal a 6 de Agosto de 2012 às 20:10
Olá Paula Sarilho!
Obrigado pelo seu comentário e pela sua força. Não sei porquê mas ao repartirmos as nossa experiências, ajuda-me sempre a superar as minhas dificuldades. Gosto imenso da sua atitude no que respeita a um próximo transplante, eu ainda estou na duvida e sinceramente espero que não tenha que decidir muito em breve!
Porque não aparece no nosso grupo no Facebook ? não tem obrigação nenhuma de dizer nada...
Obrigado pelo abraço! Espero que esteja tudo bem (dentro do possível ) e muita energia positiva para si! Um abraço, Fernando
De Paula Sarilho a 7 de Agosto de 2012 às 09:03
Viva Fernando, eu felizmente já faço parte do grupo no facebook e todos os dia lá vou dar "palestra" ... lol Quanto á decisão de um futuro transplante, acho que é de arriscar, é frustrante penar que levaremo o reto da vida em diálise. Valerá empre a pena, não e deixe influenciar pela má experiência que teve no transplane anterior. Relembre-o como uma experiência de vida e iga de cabeça erguida para uma nova oportunidade que vai ser, decididamente bem melhor. Coragem e penamento positivo :)
De Paula Sarilho a 7 de Agosto de 2012 às 09:09
Peço desculpa, como ainda não tomei o pequeno almoço decidi comer todos os SSS !!!!!!! E eu que detesto publicar sem rever. Deculpe a má qualidade do texto e ... optimo dia !

Comentar post

.últ. comentários

Bom dia a todos,Vender um rim. Economize uma vida ...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Com demanda urgente e alta da Rajarajeswari Medica...
Você quer vender seu rim? se sim, gentilmente, vol...
Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital e...
Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...

.mais comentados

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Março 2014

. Setembro 2013

. Março 2013

. Setembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

.subscrever feeds

.Fotografias

.últ. comentários

Bom dia a todos,Vender um rim. Economize uma vida ...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Com demanda urgente e alta da Rajarajeswari Medica...
Você quer vender seu rim? se sim, gentilmente, vol...
Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital e...
Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.Fotografias

.subscrever feeds