Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

Sou doente renal

O meu nome é Fernando, este blog é um pouco da minha experiência pessoal em Dialise Peritoneal e Hemodialise. Facebook Grupo DOENTE RENAL & Paciente Renal. O meu email é Fernandoneto67@sapo.

30
Jun11

Insuficiente Renal e Fobias

Fernando Neto

Um Bom Dia para todos!

 

O verão e o calor já estão ai, já sabe bem ir para a praia!

 

Gostava de saber se alguém tem problemas com estes dias de calor, eu apesar de ter nascido na Guiné-Bissau e de ter um tom de cor mais escuro, o que em principio me daria melhor protecção para o calor, isso não acontece. Tenho dias em que é difícil suportar o calor, sinto sempre a pele e especialmente a cabeça quente, mesmo que a temperatura do corpo esteja normal o que não me ajuda nada com os meus cenários de ataques de ansiedade. Até no táxi na minha viagem para a hemodiálises que demora uma hora e trinta minutos por vezes não me sinto bem e já tive que pedir para sair do táxi até lá conseguir colocar os pensamentos em ordem e continuar a viagem, na ambulância tiveram que me deixar na estrada, ir levar o outro paciente a casa e virem me buscar, depois disto ter acontecido várias vezes acabei por fazer as viagens sentado no banco da frente com o condutor, o problema é que a situação de seguro não podemos ir sentados à frente na ambulância.

 

Os ataques de pânico ou de ansiedade que eu tenho tido nestes últimos anos são difíceis de entender, mas existe um ciclo vicioso, que é, ou a sensação de ansiedade aparece e eu começo a sentir-me mal, vêm os calores, uma sensação sufocante e eu tenho que encontrar forma de me refrescar e tenho que sair de onde estou. não consigo ficar parado. Isto já me aconteceu a fazer hemodiálise e eu ao pensar que tinha que ficar ali "atado" "agarrado" aquela maquina por 4 horas,comecei a ficar pior e tiveram-me que desligar. Nestas situações os intestinos disparam logo e a fazer hemodiálise como podem imaginar isto complica a situação. Outras vezes é se estiver muito calor, especialmente em lugares com pouco espaço eu começo a sentir-me mal e tenho que sair dali e tentar distrair-me ou jogar agua para cima da cabeça para refrescar.

Gostava de saber se outras pessoas têm alguns problemas com o calor e/ou ataques de ansiedade?

Eu nunca tive problemas de fobias nenhumas e agora já me tenho sentido um pouco mal no elevador, no táxi, na ambulância e por duas vezes tive que sair do avião quando este já estava a encaminhar-se para a pista de descolagem. estas duas vezes foram situações embaraçosas e por enquanto ainda não encontrei coragem suficiente para tentar entrar num avião!

Fico à espera de comentários e noticias vossas!

 

Que tenham um bom dia com boa disposição!

 

Fernando Neto

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub