Domingo, 13 de Março de 2011

Doentes Renais

Olá a todos!

 

Espero que o ano 2011 esteja a ser um ano bom! Quando eu digo BOM quero dizer: - um ano bom, dentro das circunstâncias, um ano em que todos os obstáculos que tenham ou que venham a surgir, principalmente que tenhamos força (física e mental), mental primeiro, sem força mental, não vamos a lugar nenhum! Como dizia: - que tenhamos força para superar e enfrentar os diversos obstáculos que esta doença tráz consigo. O mais importante é não nos deixemos arrastar e que irmos buscar força aonde seja possível. Essa força podemos encontrar em nós próprios, em amigos, na família, num grupo, na natureza, nos animais, nas plantas, na fé, na religião (se precisarem de exemplos eu explico melhor noutra altura, lol). Na minha opinião temos que acreditar em nós próprios e não termos problema em PEDIR ajuda. Nós portugueses na nossa sociedade, não temos muita facilidade em "pedir ajuda". Gostamos imenso de guardar os problemas bem cá dentro e se esses problemas forem GRANDES então ainda mais os escondemos. Temos amigos mas não os queremos chatear com os nossos problemas, pois eles já têm problemas suficientes para se preocuparem. Não queremos que tenham pena de nós, nem que constantemente nos estejam a relembrar da doença que temos. Às vezes com pequenos comentários, mesmo com a melhor das intenções acabam por nos afectar psicologicamente mas, se são nossos amigos nessas alturas devemos explicar o que nos afecta, o que não gostamos que nos digam e porquê, dizer o que nos preocupa e quais os nossos medos e receios. Só assim teremos melhores amigos, capazes de nos entender e de nos apoiarem naquilo que precisamos.

 

Com isto tudo parece que pretenço a alguma religião e estou para aqui a pregar. Mas, às vezes sinto isso nas pessoas com que eu falo e que sofrem desta doença. Sinto que muitas não têm ninguém para conversar sobre as coisas mais banais desta nova forma de vida, desta NOVA forma de viver. Eu penso que o problema de um doença que seja crónica isto é, "para o resto da vida" prossupõe alguma saturação e ansiedade. Após alguns meses com esta doença, o assunto, as conversas, as preocupações, os receios, as visitas ao hospital, os cateteres, as fistulas, as míni cirurgias, os vários exames, testes, análises, raio-X, consultas, emergências, testes anuais, testes mensais, comprimidos, comprimidos para acalmar a causa dos outros comprimidos, efeitos secundários, cada vez que abrimos a boca temos que pensar o que estamos a comer ou beber, enfim! Como esta doença não é fácil passar o dia sem nos lembrarmos que estamos doentes. Nós bem tentamos e por isso é que conseguimos ter um sorriso na cara, mas nem todos conseguem, nem vou exigir ou pedir que todos tenhamos que sorrir, mas temos que viver e já que cá estamos, mais vale sorrir que andar triste, para isso já temos o sistema politico actual. Para quem está alegre na vida, existe o IRS, o preço dos impostos, combustíveis, bens essenciais, todo um sistema a trabalhar para a tristeza do país. Portanto, não precisam da doença para ficarem tristes e à que procurar energias e encontrar aquele sorriso que os nossos amigos conhecem e que gostam ver. Já agora convêm mencionar que uma boa choradeira, de vez em quando, também é necessário e faz falta ao nosso sistema. É importante libertarmos a pressão e as lágrimas fazem isso mesmo. Filosofia da batata, mas por outras palavras o chorar ajuda a descarregar as emoções negativas e não acumular todo esse nervosismo e negativismo dentro de nós. Há que deitar para fora e talvez uns minutos depois nos iremos sentir melhor. Atenção que eu não disse quantos minutos iriam ser necessários, varia de pessoa para pessoa, um dia tem 1440 minutos, por exemplo.

 

Voltando à conversa inicial, o que eu queria acabar por dizer , é que noto que para quem tem um problema que se prolonga durante anos, aos poucos vai saturando a paciência dos que nos rodeiam, ou pelo menos não os queremos estar a chatear "outra vez" com os nossos problemas, porque muitas vezes se tornam repetitivos, apesar de cada vez que acontecem, nós ficamos preocupados com essas situações e as suas consequências e não queremos parecer um disco riscado.

 

Esta conversa para algumas pessoas talvez não tenha sentido nenhum porque todos somos diferentes e estamos em circuntâncias diferentes, mas é um algo que acontece frequentemente. Existe um silêncio estranho entre os familiares, parece que esgotaram o assunto.

 

Desejo para todos um bom dia e que consiguam serfelizes dentro das circunstâncias! Conversar com os mais próximos de nós é muito importante, não se isolem e temos que tentar ao máximo viver e tirar desta vida tudo o que é positivo!

 

PS. Se alguem quiser fazer algum comentário sobre esta minha conversa, estejam à vontade. Criticar é positivo!

 

UM BOM DIA

 

Fernando Neto

publicado por insuficienciarenal às 04:15
link do post | comentar | favorito
 O que é?
21 comentários:
De luciano a 1 de Abril de 2011 às 23:18
Ola Fernando sou renal a 10anos entendo perfeitamente voçe sei oq é isso,algumas pessoas nao entendem mas vamos fazer oq.Cabeça erguida sempre. ABRAÇOS.
De insuficienciarenal a 9 de Junho de 2011 às 19:02
Olá Luciano!
Tenho andado preguiçoso e não tenho aparecido por aqui! Obrigado pelo teu comentário e pelo apoio. espero que a vida esteja a correr o melhor possível!
Força de vontade e energia positiva são os meus desejos!
Sempre que apetecer repartir algo aqui no blog, espero que estejas à vontade!
Um grande abraço,

Fernando
De insuficienciarenal a 22 de Junho de 2011 às 15:34
olá Luciano!
Obrigado pela força e boa disposição! è isso mesmo, tentar andar de cabeça erguida e fazer o possível para gozar a vida!
Obrigado pela visita e comentário. sempre que aparecer vontade de deixar por aqui alguma ideia, sugestão ou um textozinho sobre a sua experiência espero que estejas à vontade. è sempre bom ouvir as passagens dos outros!

Força positiva um bom dia!

Fernando
De Conceiçao oliveira a 30 de Maio de 2011 às 23:24
Ola!! Sou a Conceição com IRC á 15 anos sempre em Hemodiálise, com varios problemas de acessos vasculares....
Fui Transplantada 3 vezes sem sucesso, tendo assim com enorme tristeza voltando á dialise....Por isso tenho de viver o resto da minha vida para a dialise....Com isto tudo q me aconteceu durante estes anos todos,agora actualmente fiquei com uma Depressão muito grave, e não consigo sair dela....Por isso digo a todos os insuficientes renais tenham muita força...E não se deixem ir abaixo.


De insuficienciarenal a 9 de Junho de 2011 às 19:10
Olá Conceição!
Desculpa só agora estar a responder mas tenho andado um pouco no ar, felizmente por aparecer algum trabalho e andar ocupado com coisas boas!
Transplantada 3 vezes!??
Isso é um mundo de experiências que eu não faço a mínima ideia e para ser sincero fico um pouco com receio da ideia de como é que uma pessoa encara a situação de receber um rim (alegria) e depois adaptar-se novamente à ideia e realidade de ter que voltar ao tratamento de hemodiálise Na sua situação isto já aconteceu 3 vezes. Isso não deve ser fácil ?
Não quer escrever-me algo mais sobre essas experiências? Eu gostava de poder colocar aqui no blog!
É simplesmente uma sugestão, não tem obrigação nenhuma!
De qualquer forma quero agradecer pelo seu comentário e pela força e apoio. Espero que se sinta bem consigo e com forças para andar parar a frente e ás vezes para os lados! lol

Um abraço,

Fernando
De jacinto gomes pereira a 21 de Setembro de 2011 às 13:10
Só espero que sempre desejas oss mais anos vida. Que eu já faço diállise há 32 anos e dois meses e espero fazer ainda mais anos. Muitos abraços para todos amigos
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 21:05
Olá Jacinto!
É sempre bom ouvir alguém que já faz diálise há tanto tempo. Ajuda-me a ver luz no túnel !
Obrigado pelo seu comentário e desejo-lhe muitos mais anos de vida. Felicidades e um grande abraço,
Fernando
De celia a 3 de Dezembro de 2011 às 02:03
OI E BOA NOITE A TODOS OS DOENTES RENAIS.
DEIXO AQUI MEU ENDEREÇO ELETRONICO PARA ALEM DE COMPARTILHAR NOSSA EXPERIENCIA AQUI NO BOG, POSSAMOS TAMBEM NOS DESTRAIR NO MSN, CASO ALGUEM QUEIRA ME ADD, EU AGRADEÇO MUITO. BEIJINHO E ATE +.
De insuficienciarenal a 3 de Dezembro de 2011 às 19:11
Olá Célia !
Acho que se esqueceu de deixar o contacto! lol
Obrigado pela visita e muita energia positiva para si e toda a família e amigos que a acompanha!
Não esquecer do null , passe por lá e junte-se a nós. è um local para visitar, espreitar e ver se esta por lá alguém e se quiser deixar uma mensagem! Pesquise no Facebook por "Doente Renal". Isto é somente uma sugestão, neste momento somos já 11 membros, mas espero que mais se juntem ao nosso Café!
Um grande abraço,
Fernando
De Karla a 4 de Novembro de 2011 às 20:56
Ola adorei seu texto..qria tirar uma duvidase possivel cm vc q ja ta a tanto tempo..eu so estou cm dois meses e tenho 24 anos tenho um namorado q nunk me deixou pelo fato de eu ter adoecido..perdi o acesso do braço agora to pelo cateter permanente sera q posso ter relaçao sexual normal?tenho vergonha d pergunta pro medico..bjs!
De Anónimo a 18 de Novembro de 2011 às 18:20
Olá, Karla, não tens de ter vergonha de perguntar ao médico, ele está lá para isso mesmo, usa e abusa dele.
Bem quanto ao sexo, em minha opinião, também podes usar e abusar, com os devidos cuidados, nada de maluqueiras.
Faz como eu, não gastes muito tempo a pensar nesta doença, pensa antes em coisas que te deem prazer, e claro faz essas coisas.
Tens aqui o meu email, caso queiras falar jmgp.fr@gmail.com
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 21:02
Olá Karla !
Obrigado pela visita e pelo comentário ! Eu até agora sempre achei que a fase inicial desta doença foi a pior para mim. Derivado a toda a informação que temos que digerir, sobre a doença, sobre a medicação, alimentação, devo estar a falhar para aqui qualquer coisa, mas você sabe do que eu estou a falar! O que eu senti é que ninguém se preocupou com a parte mental! Os níveis de potássio estão bons, o fósforo mais ou menos e pronto, venha cá para o próximo mês.
Digo isto porque acho que se houvesse uma maior atenção à parte mental ( a nossa cabecinha ) nós talvez nos sentisse-mos mais à vontade para fazer certas perguntas mais pessoais ou intimas, como a Karla mencionou sobre relações sexuais. Eu por acaso ainda não escrevi nada sobre isso mas lembro-me muito bem sobre essa preocupação e quanto mais novos somos mais importante a parte sexual se torna. Talvez quando tiver 80 anos olho para esta frase e não gosto do facto de estar a dizer que s"só quando somos novos é que é importante" lol
O principal é que tem um namorado espectacular que gosta muito de si! Não estou a ver o cateter ser um problema, para tudo existe uma solução! Mas se tem alguma duvida, não hesite em perguntar ao médico, pois eles estudaram todas essas situações.
Boa sorte no futuro e vá mandando noticias,
Um abraço,
Fernando
De Denise a 19 de Novembro de 2011 às 05:56
O que fazer com a sede controar liquido se a maior parte da comida vira lquido?
De Denise a 19 de Novembro de 2011 às 05:59
O que fazer com a sede?
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 20:16
A única coisa que vi até agora sobre a sede ou o facto de não poder-mos beber muita agua é de chupar um cubo de gelo. è pouca a quantidade de liquido e leva mais tempo a consumir, talvez ajude na parte psicológica !
Se alguém souber de mais algumas ideias, mande para cá!
Um abraço!

Fernando
De Denise a 19 de Novembro de 2011 às 06:13
Ja passei tambem por tudo isso,sou renal desdE95HEMODIALISE TRANSPLANTE REJEIÇAO DIALISE PERITONEAL PERDA DO PERITONEO HEMODIALISE DEPRESSAO CIRURGIA PARATIREOIDE DEPRESSAO E O QUE E\' pior sede,pego muito peso de liquido
De joana. a 19 de Novembro de 2011 às 12:51
ola denise sou a joana tenho 25 anos e faço dialise desde julho deste ano.por enquanto esta tudo a correr bem mas o pior de tudo isto e nao poder beber a quantidade que quero.sempre fui uma pessoa de beber muita aguav e agora e um pesadelo so de olhar a garrafa.as vezes descuido e logo as minhas tensoes disparam e fico com falta de ar e inchada,tenham muita coragem e beijinho para todos os doentes renais.desespero ha espera do transplante.
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 20:02
Olá Joana!
É sempre bom ouvir a tua voz por estas bandas! Vou começar a chamar este blog com um nome de um café, acho que tem mais estilo do que estar para aqui a a chamar "Bandas"! Algumas sugestões para o nome do café dos insuficientes renais?
Chupa num cubo de gelo quando tiveres muita sede! Ajuda um pouco na parte psicológica ! :-)
Um grande abraço!
Fernando
De jacinto gomes pereira a 23 de Novembro de 2011 às 12:06
eu faço diálise há 32 anos e 5 meses. como não bebo agua só bebo bebidas como por exemplo Coca-Cola , vinho. cerveja . uísque , café, sopa e alguns sumos. Levo para a diálise 2 quilos e só ao fim de semana levo 3,5 quilos . Por agora é tudo um abraço a todos e muito obrigado
De insuficienciarenal a 24 de Novembro de 2011 às 10:18
Olá Jacinto!
Gosto da selecção de bebidas e fico contente por a " sopa" estar incluída também! lol
O meu peso é também mais ou menos igual, só no fim de semana é que aumenta um pouco mais, mas já reparei que há pessoas que basta um quilo a mais e começam a ter problemas com a respiração, deve depender da capacidade física de cada um!
O problema é a parte psicológica , quanto mais nos proíbem uma coisa mais nós a queremos, o difícil é conseguir superar isso, mas temos que tentar encontrar soluções se possivel!
Um abraço!
Fernando
De insuficienciarenal a 22 de Novembro de 2011 às 20:13
Olá Denise!
Bem! Se escrevesses um blog, não sei quantas páginas irias precisar, segundo fiquei a entender pelos pequenos títulos que disseste. São muitos anos a lidar com esta doença! Fico muito agradecido pelo facto de teres deixado aqui o teu comentário Espero que tenhas tido algum apoio a nível de amigos e família , pois sozinho não deve ser fácil ! A ideia deste blog é simplesmente isso, o facto de não nos sentirmos sozinho nesta confusão que às vezes se torna entre, tratamentos, diálise , consultas, complicações, internamentos e como tu dizes, transplantes, rejeições, depressões, a lista parece que nunca mais acaba! Mas com a ajuda entre nós, podemos tentar melhora um pouco o nosso estado de espírito ! Eu acredito que se a mente estiver positiva, torna-se mais fácil superar os problemas físico ! (isto é somente a minha opinião, posso estar errado!)
Quando te apetecer mandar noticias, novas ou antigas, FORÇA! É sempre bom ouvir as experiências dos outros, muitas vezes ajuda-me a superar os meus problemazitos!
Um grande abraço e obrigado!

Comentar post

.últ. comentários

Bom dia a todos,Vender um rim. Economize uma vida ...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Com demanda urgente e alta da Rajarajeswari Medica...
Você quer vender seu rim? se sim, gentilmente, vol...
Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital e...
Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...

.mais comentados

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Março 2014

. Setembro 2013

. Março 2013

. Setembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

.subscrever feeds

.Fotografias

.últ. comentários

Bom dia a todos,Vender um rim. Economize uma vida ...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Olá,Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim...
Tudo bem? meu esposo também é nefropata e começamo...
Com demanda urgente e alta da Rajarajeswari Medica...
Você quer vender seu rim? se sim, gentilmente, vol...
Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital e...
Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.Fotografias

.subscrever feeds