Domingo, 20 de Fevereiro de 2011

Dialise Peritoneal versus Hemodialise

Esta situação de ter que decidir qual o tratamento de diálise que queremos vir a fazer e qual é o que se adequa mais à nossa vida, não é nada fácil!

Alguns nem têm a possibilidade de poder escolher. Uns por motivos de saúde ou pelas condições que têm em casa ou pela idade, outros por não saberem lidar com o programa da máquina de diálise, ou talvez porque os médicos decidiram qual seria o melhor tratamento para eles. Existe muita informação sobre as duas diálises, mas encontro mais descrições em inglês.

Os dois tratamentos têm os seus inconvenientes e as suas vantagens.

Na minha opinião a diálise peritoneal tem a vantagem de se poder fazer no conforto da nossa casa. Não temos de nos deslocar à clínica apesar de estarmos sujeitos ao horário imposto para fazer o tratamento. Na questão de férias, é muito fácil organizar com a Baxter e podermos passar umas boas férias aqui em Portugal ou no estrangeiro. Basta combinar com o médico e este manda um pedido para a Baxter com as datas dos dias de tratamento e a morada para onde vamos ficar.  As caixas dos líquidos são entregues nessa morada, Normalmente nós levamos a máquina connosco, mesmo de avião.  Nas férias de fim-de-semana prolongado e dentro do país podemos levar a máquina e os líquidos. É uma vantagem porque estamos mais livres de organizar o nosso tempo à nossa conveniência, tendo um maior controlo da nossa situação e da nossa vida.

Algumas das desvantagens na diálise peritoneal é o facto de termos constantemente um tubinho na zona abdominal e de termos que nos habituar a isso. A possibilidade de infecções na zona de entrada do cateter, mesmo com um penso, é sempre difícil de garantir, especialmente no verão, devido ao calor e ao nosso suor.

Derivado aos líquidos que temos que introduzir na cavidade abdominal, os nossos músculos abdominais têm a tendência a dilatar um pouco criando aquela barriguinha de quem bebe umas boas cervejas, não muito (não entrem em pânico), mas um pouco. Eu ainda tentei fazer exercícios para me sentir melhor, mas acabei por desistir. Percebi que se tivesse os músculos abdominais bem condicionados não teria espaço para o liquido e tornava-se desconfortável.

 

Existe também o início de aprendizagem de como fazer tratamento manualmente, o que se pode tornar um pouco mais chato. Todos temos que passar por essa fase, já que inesperadamente a electricidade pode falhar ou podemos estar numa situação em que não temos a máquina por perto.

No tratamento manual temos que trocar o líquido de 4 em 4 horas durante o dia, mas à noite, tem a vantagem de podermos estar mais libertos, pois só temos que fazer a próxima mudança aproximadamente 9 horas depois. Assim, podemos dormir descansados, sem estarmos preocupados com o tratamento durante a noite.

Este tratamento manual pode durar por algum tempo, vai depender da opinião do médico perante cada caso. Algumas pessoas ficam mais tempo a fazer o manual enquanto outras passam mais rápido para a máquina.

Eu fiz o sistema manual durante uma semana e tive que passar para a máquina, pois cada vez que eu colocava o liquido, quando o retirava, meio litro desaparecia ou por outras palavras, o meu corpo retinha esse liquido o que era um problema. Não podemos ter muito líquido dentro de nós pois existe o perigo de nos afogarmos internamente.

O tratamento com a máquina dura 9 horas por dia, todos os dias. Temos que gerir bem o tempo, principalmente se no dia seguinte temos que ir trabalhar logo de manhã ou se temos alguma marcação de manhã cedo. Se tudo correr bem durante a noite, o tratamento dura as 9 horas. Muitas noites eu deitei-me, comecei o tratamento e quando acordei de manhã já estava terminado. Excelente! Mas, nem sempre é assim!

Por vezes, pode surgir alguma complicação, o que vai sempre atrasar o tratamento. Alguns dos problemas podem estar relacionados com o facto de ao nos virarmos na cama ficarmos sobre o tubo, e ao dobrá-lo estamos a impedir que o líquido circule.

A posição do cateter também pode não ser a ideal, pois existe a hipótese deste mudar de lugar com o movimento normal dos intestinos. Estes movimentam-se no sentido dos ponteiros do relógio.

A máquina dá um apito de alarme quando algo está mal, mas estes pormenores atrasam a sequência das 9 horas de tratamento. O tratamento com a máquina vai depender de cada um e da percentagem de funcionamento dos seus rins, do seu tamanho físico, altura-peso. Mas, em regra geral, o que a máquina faz é colocar uma certa quantidade de liquido dentro da cavidade abdominal, depois esse liquido fica dentro de nós por determinado tempo, posteriormente a máquina retira esse liquido (passagem) e volta a fazer outro ciclo idêntico, isto durante as nove horas. A enfermeira de serviço e o médico decidem  qual o tempo entre as passagens e qual a quantidade de liquido a utilizar por tratamento. A dieta alimentar não é tão rigorosa em comparação à hemodiálise, pois o tratamento é feito diariamente e por 9 horas.

 

A Hemodiálise. O tratamento é feito numa clínica ou hospital. Apesar de se ouvir falar e de já ter visto panfletos sobre a possibilidade de fazer hemodiálise em casa, ainda não sei se existe essa possibilidade de tratamento em Portugal. Mas, imagino que deva haver um período de aprendizagem para a colocação das as agulhas em nós próprios, tempo de ensino no hospital, colocação da máquina em casa e verificação das condições da nossa casa, como o espaço e qualidade de agua, filtros, etc.

Numa situação normal a hemodiálise é feita no hospital ou clínica. O horário do tratamento terá que ser decidido dependendo das horas que ainda estejam vagas. Não sei bem qual a flexibilidade que podem dar para os turnos de tratamento. Algumas pessoas preferem o tratamento da noite pois assim podem ir trabalhar e depois fazer a diálise. Agora, para chegar a este acordo tem que haver alguma disponibilidade por parte da clínica, mas isso cada um terá que negociar pelo melhor.

No hospital onde eu faço hemodiálise existem principalmente dois turnos. O da manhã que começa por volta das 9 horas  e o das 14 horas. A hemodiálise dura 4 horas por tratamento, 3 vezes por semana.

A frequência do tratamento pode variar se o nosso nível de saúde deteriorar ou se os níveis de potássio não estiverem dentro do estipulado. Como temos dias de intervalo entre os tratamentos, se por exemplo fazemos um tratamento na sexta-feira e depois só voltamos a fazê-lo na segunda-feira seguinte, temos que ter cuidado com as refeições mais condimentadas ou com uns croissants de chocolate a mais, bananas enfim, temos que ter em mente que são dois dias em que tudo o que o corpo acumula e que antes deitava fora através da urina, agora não, fica dentro de nós até o próximo tratamento. Daí, termos que ter mais cuidado com a alimentação e com os líquidos ingeridos diariamente. Eu já tive que fazer mais um dia de hemodiálise durante a semana porque devo ter-me descuidado com alguma coisa que comi entre um dia e o outro de diálise e os meus níveis de potássio estavam altos demais.

Depois há o pormenor das duas agulhas que nos têm que colocar cada vez que fazemos diálise, isto depois de se ter feito a pequena cirurgia para fazer uma fístula no braço se isso for possível. Normalmente, a fístula  é feita no braço esquerdo se o braço direito for o braço que mais utilizamos. A fístula é a união de uma veia com uma artéria. Com o aumento do fluxo de sangue na artéria a veia dilata, tornando assim mais fácil a utilização das agulhas e da quantidade de sangue que percorre a máquina de hemodiálise, que provem do nosso organismo.  A fístula dura mais tempo se for feita com tecidos naturais do nosso corpo mas por vezes é utilizado um enxerto artificial para unir a veia à artéria que tem um nome próprio mas eu agora não me lembro. Nem sempre a primeira tentativa de fazer a fistula tem sucesso.

Comigo aconteceram algumas tentativas. Inicialmente, fizeram-me uma no pulso que não durou mais do que algumas horas. Mais tarde, voltei a Lisboa para poder fazer uma outra entre o braço e o antebraço. (parte de dentro do braço no cotovelo). Esta está a funcionar bem até agora. Também depende da qualidade das veias e da acessibilidade, de como elas estão expostas no corpo, mas esse trabalho é do cirurgião.

Pela minha experiência, a hemodiálise tem a vantagem de não ter tubos nenhuns pendurados, não haver tanto perigo de infecções e das complicações que estas trazem, de ter a barriga menos inchada, e de ter noites mais tranquilas e sem os apitos da máquina. A desvantagem, é que agora tenho que me levantar 3 vezes por semana às 7 da manhã para poder estar no hospital às 9 horas e chegar a casa por volta das 3 e meia da tarde. São sete horas e meia do dia para quatro horas de tratamento, portanto o lugar da clínica ou hospital em relação à nossa residência tem uma grande importância.

Quando é dia de fazer o tratamento, uma ambulância vem-me buscar a casa. A mim e a outros pacientes que também vão para o mesmo hospital. Assim, tenho que contar que o percurso vai ser mais longo e mais demorado.

Depois de chegar ao hospital fico 4 horas sentado num cadeirão sem poder mexer o braço e a arranjar estratégias para ocupar o meu tempo. Nem sempre é fácil, já que só temos uma mão para fazer seja o que for.

Actualmente entretenho-me com um laptop com internet, que foi a melhor coisa que poderia ter arranjado. O Nintendo não dá porque para a maioria dos jogos precisamos das duas mãos disponíveis e de alguma coordenação rápida, por isso os jogos têm que ser mais calmos.

Esta é a melhor explicação que posso dar, tendo em conta a minha experiência até ao momento. Várias pessoas colocaram-me esta questão e eu sei que é uma decisão que muitos têm que tomar e que quase sempre não é fácil.

Espero poder ter dado alguma ajuda. Já agora queria aproveitar e pedir a outros que queiram dar a sua opinião sobre alguma destas diálises ou sobre as duas, que o façam pois esta decisão é muito importante e quanto mais opiniões e informação tivermos, melhor será a nossa decisão.

É natural que no início fiquemos um pouco nervosos e confusos com tantos pormenores e ainda gerir o peso que esta decisão terá na nossa vida, mas no fim, a nossa decisão é feita com mais e melhor informação, o que é sempre uma mais-valia!

 
publicado por insuficienciarenal às 21:30
link do post | comentar | favorito
 O que é?
44 comentários:
De Tita a 13 de Março de 2012 às 14:00
Gostei tambem sou doente renal e estou a pensar mudar para peritonial faço hemodialise ha 2 anos e Tenho 27 anos nao Tem Sido facil Mas Como de tudo Bebo muitos liquididos controlo Bem e as analises estao sempre Bem. Desejo Te tudo de bom
De WILSON AP SARTORI JUNIOR a 8 de Abril de 2012 às 05:44
faço hemodialise em campinas us um psp para passar o tempo assistindo filmes lendo ebooks
De insuficienciarenal a 19 de Abril de 2012 às 07:01
olá Wilson!
Não fiquei a entender bem a sua mensagem, faz hemodiálise e usa uma PSP para ver vídeos e passar o tempo, é isso? O seu nome é Brasileiro ou tem mistura por ai de nacionalidades?
Um abraço
Fernando
De jose a 24 de Outubro de 2012 às 18:13
fonix, tita, para além do azar, tens sorte em poder comer e beber de tudo...força
De patricia a 30 de Outubro de 2012 às 19:48
oi e meu filho ele tem 15 anos ja fais dialise e vai fazae un cirurgia da bexiga e vai faze hemodiase eu ainda ñ sei como ele vai reagi a estar mudanca d tratamento estar sendo muito dificil para mim mais deus estar com nós tudo e tudo vai da certo
De Tita a 13 de Março de 2012 às 14:00
Gostei tambem sou doente renal e estou a pensar mudar para peritonial faço hemodialise ha 2 anos e Tenho 27 anos nao Tem Sido facil Mas Como de tudo Bebo muitos liquididos controlo Bem e as analises estao sempre Bem. Desejo Te tudo de bom
De insuficienciarenal a 19 de Abril de 2012 às 07:14
Olá TiTa ! Obrigado pelo comentário !
Como tudo na vida, têm coisas boas e coisas más! A hemodiálise e a peritoneal acontece o mesmo, mas desde que a pessoa se adapte bem, isso é que importa e beneficiar dos positivos!
Uma abraço,
Fernando
De Sandra a 26 de Maio de 2012 às 22:47
Oi,eu sou a sandra e tenho um bebe de 1ano que nasceu com insuficiencia renal,colocou o cateter peritoneal com 4dias d vida,mas so comecou a fazer dialise uns meses depois,ja tivemos alguns precalcos mas agora corre tudo bem!estou na fase de aprendizagem e em breve vai ter alta.bj e forca pa todos
De insuficienciarenal a 17 de Junho de 2012 às 00:43
Olá Sandra!
Quero agradecer pelo seu comentário! Nem sei o que dizer sobre a sua situação e do seu filhinho. Quero lhe mandar muita força e um grande abraço! Porque não aparece no nosso grupo no facebook ? somos perto de 183 membros de Portugal e Brasil, existem enfermeiras e médicos que fazem parte do grupo. Ninguém tem obrigação de nada mas há sempre alguém disposto a ajudar e dar a sua opinião!
Grupo no facebook é - Doente Renal. è só pedir para ser membro que eu aceito. Um bom dia!
De eliane santos a 7 de Junho de 2012 às 03:04
olá sou uma cuidadora de idosos , ela já fez tranplante mas não teve sucesso com a operação . ela faz 4 vezes ao dia díalise peritonial , eu gostaria de saber se tem algum outro tipo d tratamento para este problema ou se por acaso ela ficara só com a díaalise pro resto da vida ? obrigada pela atenção
De insuficienciarenal a 17 de Junho de 2012 às 00:38
Olá Eliane Santos!
Obrigado pelo seu comentário! Essa senhora faz a diálise peritoneal manual, que é feita durante o dia. Existe a diálise peritoneal automática que é feita com o mesmo processo, através do cateter na zona abdominal, mas a diálise é feita com a ajuda de uma maquina e normalmente é feita à noite (normalmente durante 9 horas) todas a noites , depois tem a hemodiálise , que temos que nos deslocar a uma clínica ou hospital, 3 vezes por semana e o tratamento dura normalmente 4 horas por sessão, para além disso só mesmo o transplante. Não sei se ajudei! alguma duvida pergunte! Um abraço
De Cátia Moreira a 12 de Junho de 2012 às 14:11
Olá... sou insuficiente renal há apenas 4 meses, tenho 31 anos e estou neste momento a decidir se faço a diálise peritoneal, já fiz dois acessos mas ambos duraram muito pouco tempo, fiz um mapeamento das veias e são todas muito fininhas, por isso comecei a ponderar fazer a peritoneal em casa. Estou com algum receio devido as infecções e as pessoas com quem tenho falado todas me falam muito mal da peritoneal. ja ouvi imensas versões diferentes, relativamente as horas de tratamento, consoante se a pessoa ainda urina ou não... no meu caso ainda urino bastante. não quero ficar presa em casa porque pelo que ja li tem k se fazer imensas coisas de x em x tempo. ainda por cima quando tenho trabalho é de noite e não sei se dá pra trocar as horas do tratamento de um dia pro outro. estou mesmo confusa. nunca é uma situação facil pra ninguém. As melhoras pra todos.
De insuficienciarenal a 17 de Junho de 2012 às 00:31
Ola Katia!
Obrigado pelo teu comentário. Essa decisão é sempre difícil! todas as duas têm coisas boas e coisas não tão boas. tens que ver os prós e os cons e tentar ver como é que elas se encaixam na tua vida. Vai à página do facebook e fica membro, somos já bastantes no grupo e há muitos que fazem dialise peritoneal! Pergunta lá e ficas com várias opiniões. A decisão será sempre tua. Se fizeres a dialise manual, fazes 4 vezes(de 4 em 4 horas) durante o dia e à noite não precisas pois o liquido fica durante a noite toda, na máquina já é ao contrário! facebook grupo - procura por "Doente renal"
De Joel Galveias a 2 de Julho de 2012 às 00:10
Olá Cátia
Fui transplantado durante 13 anos, tudo correu bem até agora, que tive um pequeno AVC , em que um cuagulo foi para a veia do rim, parou a circulação do sangue, resultado o rim parou. Antes do transplante fiz durante um ano diálise peritoneal , nunca tive qualquer problema,nem mesmo infecções tinha sempre muito cuidado na desinfecção, do cateter agora que o rim parou estou a fazer hemodiálise através de um cateter no pescoço, mas estou farto a maquina dá cabo de mim, e ao mesmo tempo estou fazendo a preparação para a Peritoneal , em casa mas tanto pode ser feito durante a noite ou de dia,tem que combinar com o médico, se trabalha por turno, em algum periúdo tem que descansar,a mim dá-me mais liberdade e puxa menos pelo coração , a alimentação é melhor, espero que tudo corra bem e que o peritoneu, ajude.
boa sorte lhe desejo e escolha bem.
De roque a 9 de Julho de 2012 às 13:40
ola amiga me adicina eu faço dialise a 5 anos ,mais graças a deus estou bem ,eu gostaria muito de sempre conversar com voce desejo uma boa sorte amiga vamos se comunicar sempre,eu faço dialise em santo amaro sp.
De roque a 9 de Julho de 2012 às 13:46
ola amiga eu faço modialise a 5 anos desejo uma boa sorte para voce que deus te dar muita saude e muita sorte para o transpante ,me adicinoa amiga meu gmail. joseroque100@gmail.com estou te aguardando para nos sempre conversar forte abraço.
De Luiz Carlos a 18 de Junho de 2012 às 08:58
Olá gostei muito da sua visão sobre os tipos e dialise, fiz hemodiálise em 1999 e no mesmo ano transplantei, mas agora tive q voltar a fazer e estou optando pela peritonial mas infelizmente não tem maquinas para todos aqui onde moro então vou de manual mesmo e tentar conseguir uma maquina pelo meu plano de saúde. Gostaria de saber se alguém pode me responder se é possível misturar os dois tipos de dialise para tornar o procedimento mais versátil, por exemplo fazer apenas uma troca manual e diminuir o tempo na máquina. Mais uma vez parabéns por sua visão dos procedimentos e também pelo site.
De insuficienciarenal a 6 de Agosto de 2012 às 20:33
Olá Luiz Carlos!

Muito obrigado pelo elogio e pela força! Eu não conheço ninguém que faça as duas simultaneamente, mas talvez seja possível ! Não sei se já faz parte ao nosso grupo no Facebook ? é um bom sítio para colocar perguntas, alguém sempre responde.
Um abraço e muita saúde!
Fernando
De RENATA a 25 de Julho de 2012 às 07:55
Olá, meu nome é Renata, tenho 37 anos e faço hemodiálise há 3 anos, gostei muito do que vc postou, pois estou pensando em trocar pela peritoneal, mas estou em dúvida, pq apesar de ter q ficar 4 horas na clínica, me dou super bem com o tratamento, mas gostaria de ter mais liberdade pra viajar, gostei muito do seu comentário, me tirou muitas dúvidas. Obrigado, um bjão e fica com Deus
De insuficienciarenal a 6 de Agosto de 2012 às 20:18
Olá Renata!
OBrigado pela sua visita e força! No nosso grupo no Facebook já somos mais de 200 e existe muitos a fazer diálise peritoneal . Se perguntar lá, vai receber mais do que uma opinião! é só uma ideia! Um abraço e muita saúde
De Adriana Souza a 22 de Agosto de 2012 às 18:36
Nossa pessoal eu to péssima...acabei de descobrir que tenho apenas 10 por cento dos 2 rins funcionando...tenho apenas 22 anos, acabei de me formar em Pedagogia, tinha tantos planos pra minha vida e agora descobri que vou precisar de uma maquina pra viver...as vezes passa pela minha cabeça de levar a vida sem tratamento nenhum, pois não possuo sintomas...sinto me super bem...nunca cheguei a inxar e faço xixi varias vezes ao dia...não consigo acreditar que estou doente, muito menos que a solução para parar de fazer hemodialise algum dia é transplante...é inacreditavel...tenho vontade de sumir do mundo...pessoal que convive com essa maldita doença, me mandem e-mail ta??quem sabe com a ajuda de voces eu melhore...Abraços...Adriana...meu e-mail é: adrisouza32@hotmail.com
De Cecilia Santos a 28 de Setembro de 2012 às 15:08
Minha filha está com insuficiencia renal. Muito difícil ter forças para dar apoio a ela sabendo que sua única esperança é o transplante.
De joão manoel fitz a 18 de Janeiro de 2013 às 01:25
Boa noite Adriana, seus sintoma são iguais aos meus sintomas. quanto a esse papo de sumir do mundo isso é passageiro, quando vc percebe que a hemodiálise pode te ajudar a viver um pouco mais e que podemos sobreviver por mais um tempo, tudo isso logo passa, não sou tão jovem quanto você, tenho 20 anos a mais, tinha 38 quando os meus rins falharam, perdi o chão, perdi a liberdade e o medo de morrer inundou meu ser, só me restava cuidar do que sobrou em meu corpo todos os outros ORGÃOS, PARA que eles não rejeitassem um novo Rim, que ganhei de meu irmão ( meu ANJO ) JÁ TRANSPLANTEI A 3 ANOS E ESTOU MUITO BEM vou tomar remédios p/ não dar rejeição o resto da vida, lute sempre A SUA VIDA hoje é o que vc tem de melhor resto, carreira, diplomas, dinheiro, bens materiais, vc vai pode curtir tudo isso depois,sobreviva ao problema!! um abraço João Manoel .
De Didi Bego a 6 de Setembro de 2012 às 00:33
Parabens pela clareza das explicações.
Meu marido faz dialise peritonial ha dois anos e meio
Nosso controle e constante e muitas vezes temos que permanecer no Hcor para ajuste de medicação. Seu depoimento e valioso.
De jose martins a 11 de Setembro de 2012 às 09:32
Ollá Fernando. Tambem faço hemodialise e ando sempre pesquisando se existe alguma esperança no futuro que melhore o tratamento. Há alguns meses descobri entre varios, o NEPHRON PLUS patrocinado pela Uniao Europeia e que devera entrar em ensaios clinicos dentro de dois anos. È um sistema que usa filtros de nanotecnologia e dialisato de apenas 300 ml sendo que será portatil permitindo ao paciente trabalhar , viajar e ter mais saude porque será muito mais eficiente. Esse projeto esta send desenvolvido por duas universidades da Holanda, uma da Alemanha, instituto microeletronica da Suiça, um orgao do Governo Frances e a universidade de Krems na Austria Chama-se NEPHRON + Project. Existem outros projetos mas este me parece o mais viavel no medio prazo. Gostaria de saber sua opinião. Um abraço Jose Martins
De francisco gomes a 26 de Outubro de 2012 às 10:26
Caros colegas sou doente crónico, tenho uma boa máquina ;O Coração os Rins não sei qual seu estado, eu fez duação de Cadaver pós morte, no entanto estando no meio da ponte sem saida nem de um lado nem do outro estou-me a prepara para virar costas a este estáguio na terra visto que entre a maorte e a má sorte, vou pela primeira há muita neglegéncia Clinica tenho sido muito Humilhado e como o saco esta cheio, Se Tenho de Morrer então é assim Uma Dia Voluntário .
De francisco gomes a 26 de Outubro de 2012 às 11:15
Dizia Eu Voluntário para toda a Vida, se poder ser útil a um irmão pois seja feita a Sagrada Vontade de Deus eu a ele pertenço ele me pôs no mundo deu-me a liberdade de escolher meu caminho. Assim escolhi praticar sempre que pode o Bem a quem quer que fosse, já esteve perto de partir muitas vezes ,uma vez eu e mais três colegas secados pelo fogo á duas da Manhã, uma meningite , relâmpago , uma queda a um poço aos 09 meses um salto para o fundo de um Poço com 10 de Profundidade, para salvar meu Filho que ficou pós Choque Térmico no contacto com a gelada água do Poço ai eu Saltei em queda libre . Acidente em serviço ,quando transportávamos uma Simples Secretária ,e arrastado pela secretária ao subirmos um lanço de escadas estes largaram eu cai para trás junto. por dois Colegas no trabalho onde dei tudo lutei contra o Estado Português pelo Direito ao Trabalho como Deficiente em Serviço isto passou-se em 86 ainda e dentro das minhas forças consegui trabalhar com interrupções ate 2000 mas só lhes faltou matar-me no serviço : pois depois de ser aposentado continuou a minha luta ate que perdi o folgo e deixei-me levar pela corrente as forças estão no fim.
Aproveito para Solicitar o Perdão de minha Esposa , que esta vai sofrer um bocadinho, Pedir perdão aos meus filhos por os abandonar pena não os poder abraçar, mas enfim eu também me casei e parti ,nunca me esqueci de meus pais Só Deus me pode Julgar e não os homens . assim se eu em vida poder saber que posso saber que vou ser útil com um Órgão meu Meu deus que partiria como uma Criança, colegial Não quero ser identificado , pois eu dava sangue ,ia de Barcelos ao IPO ao Porto, para fazer as minhas Doações enquanto não comecei a tomar Opiáceos fez bem a muita gente ,mas arranjei muitos Ódios por ser um lutador , vasta que a minha estadia neste Mundo vai fazer alguém feliz pois onde quer que me encontre não aceito Injustiças e falta de respeito pelos mais fracos tais como Eu????Colegas"""Assim trato os Doentes!!! eu vivo numa desilusão permanente, agora que a Árvore morreu derivado aus aus maleficios de muita medicação, no entanto se eeu com muita Humildade vus poder ser útil eu resolverei o problema sem qualquer contrangimentos porque eu não quero,não devo-me tornar num assassino pois tenho a certesa de que há muitos Criminosos nas Prisões mas tambem haverá muitos inocentes, ninguem tem o direito de insultar,humilhar ou sujar o Bom Nomes de cada Cristão que bém au Mundo, pois a momentos tão pequeninos que nus leva a cometer muitos erros?E devemos assumir os mesmos antes que as cuasa se compliquem, pois o Dom da Palavra ,a fé num mundo Melhor podemos Salvar muitos potencias Assacinos , eu tumei o rumo de Por Fim a miha Vida caso seja nessecário , antse de matar não que não tenha raões , vasta um Insulto;Tal como :Fulanos da maneira que anda arrastando os pes poem em prigo a sua segurança,e o bom nome da Instituição ????Que Culpa tem um Homem que sai de Manhã de casa com Saúde e netra a tarde em cadeira de Rodas porque doi Criminosos lhe provucaram uma Lezão na Coluna Lombar-Sagrada. Bem Haija que Deus Nos proteija a todos e nus libre dos maus Vizinhos do Pe da Porta...
De insuficienciarenal a 8 de Novembro de 2012 às 19:34
Francisco Gomes? aonde anda você? fico à espera de novas notícias suas! Espero que esteja um pouco mais positivo e que a vida tenha tomado um melhor aspecto ! quero-lhe mandar um grande abraço e espero vir a ver mais alguns comentários seus! Desejo-lhe força, coragem, calma e saude!
Fernando

Comentar post

.últ. comentários

Olá Wesley, minha mãe faz na máquina tbm e convers...
fizeram essa postagem em meu nome que vi agora no ...
Começei agora e já marquei a minha consulta para a...
Quero dar graças ao Grande Templo Orunmila ele deu...
Olá sou Helena e o meu marido precisa de transplan...
Olá sou Helena e o meu marido precisa de transplan...
Moacir, como assim se alimentar bem? Como você se ...
Olá tenho insuficiência Renal Cronica faz 6 anos q...
Olá boa tarde. sou insuficiente renal crónico há 1...
Lendo o primeiro post!
Olá, sou Márcia, psicóloga e com especialidade em ...
Olá Filipa Vidal!Eu estou reformado por invalidade...
Olá Bruno!A sua batalha tem sido forte, mas fico b...
Olá Filipa!eu tive "azar" na primeira tentativa, m...
Olá boa noite!O meu pai é IRC e começou a fazer he...
Boas Pessoal,Ola eu Tenho 27 anos sou insuficiente...
Boa noite.Desde já agradeço as suas respostas às m...
onde encontra charope de aloe vera
Olá Cidinha Perez!Porque não se junta ao nosso gru...
Obrigado pelo seu comentário e pela sua força! Esp...
Ola Filipa Vidal!No meu caso fiquei 7 anos. Mas de...
É difícil escolher qual é a melhor, Todas as duas ...
Obrigado pelo seu comentário! Espero que esteja tu...
Obrigado pela dica!
Olá Filipa!Que eu saiba a hepatite B não irá ser c...
também sou renal crônico , desanimei no começo qua...
Olá boa noite. Quanto tempo é que ficou à espera p...
Olá boa noite. Tive o prazer enorme de ler o seu b...
como mudar o horário da maquina?
Meu esposo faz hemodialise, e antes usava o catete...
OLÁ MINHA QUERIDA ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO FALAND...
Oi, tenho problema renal há 21 anos e desde então ...
Olá, trabalho em uma Clínica de hemodiálise em Bel...
São boas as suas colocações, mas o que eu pude per...
posso ser doador vivo tipo sanguíneo b fator RH p...
Desde que o meu pai soube que um rins estava quase...
Desde que o meu pai soube que um rins estava quase...
faz 12 anos que acompanho o tratamento de hemodiál...
Boa noite Maria, meu nome é Adriano. fiz dialise ...
Olá Maria!Obrigado pela tua mensagem, no início é ...
Bom dia!Meu nome é Maria e estou sofrendo com uma ...
Descobri que era insuficiente renal, por acaso, nu...
Minha mãe está prestes a fazer essa cirurgia, fico...
Esqueci de dizer k já tenho dador vivo e vai para ...
Uma grande luz ao fundo dotunel! Logo hoje k tive ...
faco dialise mas queria mudar de clinica e dizem m...
Nunca percas esperança.
sera que alguem renal cronica conseguiu levar a ge...
Ola Fernando, lamento imenso a situaçao pelo qual ...
Ola, meu pai é doente renal.. E eu vivo em londres...

.mais comentados

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Março 2014

. Setembro 2013

. Março 2013

. Setembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

.subscrever feeds

.Fotografias

.últ. comentários

Olá Wesley, minha mãe faz na máquina tbm e convers...
fizeram essa postagem em meu nome que vi agora no ...
Começei agora e já marquei a minha consulta para a...
Quero dar graças ao Grande Templo Orunmila ele deu...
Olá sou Helena e o meu marido precisa de transplan...
Olá sou Helena e o meu marido precisa de transplan...
Moacir, como assim se alimentar bem? Como você se ...
Olá tenho insuficiência Renal Cronica faz 6 anos q...
Olá boa tarde. sou insuficiente renal crónico há 1...
Lendo o primeiro post!
Olá, sou Márcia, psicóloga e com especialidade em ...
Olá Filipa Vidal!Eu estou reformado por invalidade...
Olá Bruno!A sua batalha tem sido forte, mas fico b...
Olá Filipa!eu tive "azar" na primeira tentativa, m...
Olá boa noite!O meu pai é IRC e começou a fazer he...
Boas Pessoal,Ola eu Tenho 27 anos sou insuficiente...
Boa noite.Desde já agradeço as suas respostas às m...
onde encontra charope de aloe vera
Olá Cidinha Perez!Porque não se junta ao nosso gru...
Obrigado pelo seu comentário e pela sua força! Esp...
Ola Filipa Vidal!No meu caso fiquei 7 anos. Mas de...
É difícil escolher qual é a melhor, Todas as duas ...
Obrigado pelo seu comentário! Espero que esteja tu...
Obrigado pela dica!
Olá Filipa!Que eu saiba a hepatite B não irá ser c...
também sou renal crônico , desanimei no começo qua...
Olá boa noite. Quanto tempo é que ficou à espera p...
Olá boa noite. Tive o prazer enorme de ler o seu b...
como mudar o horário da maquina?
Meu esposo faz hemodialise, e antes usava o catete...
OLÁ MINHA QUERIDA ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO FALAND...
Oi, tenho problema renal há 21 anos e desde então ...
Olá, trabalho em uma Clínica de hemodiálise em Bel...
São boas as suas colocações, mas o que eu pude per...
posso ser doador vivo tipo sanguíneo b fator RH p...
Desde que o meu pai soube que um rins estava quase...
Desde que o meu pai soube que um rins estava quase...
faz 12 anos que acompanho o tratamento de hemodiál...
Boa noite Maria, meu nome é Adriano. fiz dialise ...
Olá Maria!Obrigado pela tua mensagem, no início é ...
Bom dia!Meu nome é Maria e estou sofrendo com uma ...
Descobri que era insuficiente renal, por acaso, nu...
Minha mãe está prestes a fazer essa cirurgia, fico...
Esqueci de dizer k já tenho dador vivo e vai para ...
Uma grande luz ao fundo dotunel! Logo hoje k tive ...
faco dialise mas queria mudar de clinica e dizem m...
Nunca percas esperança.
sera que alguem renal cronica conseguiu levar a ge...
Ola Fernando, lamento imenso a situaçao pelo qual ...
Ola, meu pai é doente renal.. E eu vivo em londres...

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.Fotografias

.subscrever feeds