Sábado, 5 de Fevereiro de 2011

Internado, Paratireóides hyperactivas

Mais um ano que passou, mais uma fase na vida cheia de experiências, umas boas outras para arquivar.

Para mim este ano que passou é em parte para esquecer! Não foi tudo mau, mas houve muita chatice pelo caminho, preocupação, medo, lágrimas e cirurgias. Para quem nunca tinha sido operado ou tinha estado internado no hospital, considero que este ano foi uma boa “workshop”.

 

- Reposição de cateter – Lisboa

- Reposição de cateter – (2ª vez) Lisboa

- Reposição de cateter – (3ª vez) Faro (Cirurgia Guiada)

- Remoção do cateter

- Colocação do cateter no pescoço

- Novo cateter no abdómen

- Remoção do cateter (fim da diálise peritoneal)

- Cirurgia para remover fio que atava o cateter esquecido no abdómen e agora com bola de fibra a cobrir fio.

- 1ª Tentativa de fistula junto ao pulso, braço esquerdo

- 2º Tentativa com sucesso de fistula entre braço e antebraço

- 3 Endoscopias (duas altas uma baixa)

- Queda da mota 2 vezes no mesmo braço – tendinite no braço esquerdo

- Cirurgia às paratireóides

 

 

Cirurgia às paratireóides

 

Passei o mês de Dezembro no hospital de Faro após uma cirurgia para remover as glândulas paratireóides. A operação durou perto de duas horas e correu sem complicações de maior.

No dia da operação, enquanto estava a fazer hemodiálise e meio a dormir, vejo o cirurgião à minha frente e pergunta-me porque é que eu ainda estava ligado à máquina, já que a equipa de cirurgia estava à minha espera, com facas e serras bem afiadas.

Bem me tinham avisado de que a cirurgia era de manhã, mas ninguém mencionou a que hora se realizava. A partir daqui foi desligar a máquina de hemodiálise, despir pijama e vestir aquela bata verde transparente. Deitado numa maca turbo, fui para a cirurgia. Quando acordei já estava de volta à Nefrologia e senti-me um pouco assustado.

A sala onde fiquei era a sala das emergências que tinha uma máquina a monitorizar o coração o que me deixou um pouco preocupado. Mais tarde vim a saber que eu estava na sala para pós-cirurgias e estavam a ver como eu reagia à operação.

A operação foi de manhã e à noite por volta da meia-noite, apareceu-me uma fome imensa.

Apesar de duas bolinhas que eu tinha penduradas ao pescoço, para extrair algum excesso de liquido ou sangue da cicatriz, da constante sensação de que tinha um arame a apertar-me o pescoço derivado aos agrafos e pontos, mais a irritação na pele e comichão que os adesivos do penso estavam a fazer, sentia-me bem!

À tarde é que começou a festa! Apareceu um formigueiro nos pés que aos poucos foi subindo para as pernas, braços, mãos, cara e … pânico!! Somente tive tempo de chamar o enfermeiro e ali fiquei sem me poder mexer e sem saber o que se passava. Disseram-me que era os níveis de cálcio que estava muito baixos. Vinte minutos mais tarde, após me terem dado uma injecção de cálcio na veia comecei a sentir-me melhor, o susto passou!

 

Comentário: Não consigo compreender e isto continua sempre a acontecer. A falta de informação que nos é dada. Será que os médicos têm receio que nós não consigamos perceber o que nos dizem!? Ou que não tenhamos capacidade mental e emocional para perceber? Será que o facto de estarmos um pouco mais informados do se vai passar e de como as coisas “ em princípio” irão decorrer, não nos deixaria um pouco mais tranquilos!?

Não!! A opção é de não se dizer nada, deixa-se o paciente a imaginar o pior, ficar nervoso, preocupado tenso, com o sistema todo acelerado e hipersensível.

Já estive numa situação de reposição do cateter que é feita na sala de cirurgia e a enfermeira quando estava a preparar-me com a máquina de barbear perguntou-me se as cuecas eram de algodão, pois se fossem de fibra poderia ser um problema quando ao utilizar o bisturi (ou algo eléctrico), imaginem o que me passou pela cabeça!! Bisturi?? Corte?? Faca?? Pontos’? Agrafos? Isto vai ser mesmo bom!!!

Afinal não houve corte nenhum, nem pontos, nem agrafos!

O ideal seria (aparentemente isto acontece em alguns hospitais), que algum dos profissionais nos explicasse como o procedimento vai ser feito, quanto tempo irá levar, algumas hipóteses de sintomas após cirurgia, o que fazer, o que não fazer e para não ficar preocupado que “em principio” ira tudo correr bem!

 

Se perguntar ao médico o porquê de não me ter sido explicado nada acerca da cirurgia, uma das respostas talvez seja de que não fiz perguntas e por isso assumiram que eu ou já sabia ou não queria saber.

 

Pronto já desabafei!!

 

Voltando ao formigueiro!

Nestas situações em que não nos estamos a sentir nada bem e começamos a ver os enfermeiros a mudarem de ritmo, com cara de preocupados, é sinal que a coisa não está muito boa!

Depois ficamos preocupados com o facto do nosso companheiro (esposa, amigo, familiar) estar a ver-nos naquele estado!

 

Este mês internado no hospital foi uma montanha russa de emoções. A parte mais chata é conseguir que o nível de cálcio fique estável. O meu cálcio ora subia ora descia, o que levou a que ficasse mais tempo no hospital. Por média, os médicos diziam que é necessário um mês para que o cálcio estabilize. Algumas pessoas conseguem estabelecer os níveis de cálcio no organismo mais rapidamente outras precisam de mais tempo.

Nos dias que se seguem após a operação temos que estar preparados para muitos comprimidos e muitas picadelas de agulhas. O cálcio é administrado directamente na veia, através de uma “torneira”. No meu caso e infelizmente a veia só aguentou três tratamentos, depois tinha que se encontrar outra veia para colocar uma nova torneira.

 Foram feitas análises ao sangue nos primeiros dias, de quatro em quatro horas, para ver qual o nível de cálcio.

Ao fim deste longo mês contei 26 torneiras, fora as tentativas, e com mais ou menos 63 picadas para tirar o sangue. Aparentemente eu tenho boas veias, para quem não as tem isto é um autêntico pesadelo, e eu já estava muito saturado.

Total de picadas com sucesso 89 e um braço direito muito inchado, sem falar nas 24 picadas para a hemodiálise.

O tratamento da administração de cálcio começou por ser de quatro em quatro horas, depois à medida em ia subindo foi mudando, depois de seis em seis, oito a oito, de doze em doze e finalmente uma vez por dia. O final do tratamento é apenas com comprimidos. Sempre que o nível de cálcio descia eu recuava no tratamento.

 

Esta operação foi necessário derivado às minhas glândulas paratireóides estarem hiperactivas, os meus níveis de fósforo estarem muito altos e não se conseguir controlar com a medicação. Após a operação os níveis de fósforo ainda estão um pouco altos e também a hormona da glândula.

Resumindo, após mais alguns exames parece que vou ter uma segunda parte deste problema. Já ouve alguém que andou a pesquisar na net e me disse que uma grande maioria de pessoas não conseguem resolver este problema com uma única operação.

publicado por insuficienciarenal às 16:40
link do post | comentar | favorito
 O que é?
3 comentários:
De Rogerio a 20 de Fevereiro de 2011 às 01:38
olá pessoal meu nome é Rogério a 5 anos fui diagnos -
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

olá pessoal meu nome é Rogério a 5 anos fui diagnos - <BR class=incorrect <a name="incorrect">ticado</A> </A>com insuficiência renal crónica de causa des- <BR>conhecida e a 4 fiz um transplante mais confesso que <BR>para mim apesar de tão pouco tempo fazedo hemodi <BR>alise foi uma barra o transplante tive que fazer 8 cirurgias pôs o rins transplantado estava otimo só que <BR>tive complicações pois operatória tais como infecção <BR>hospitalar e outros problemas com baixa da imunidade , uma parada cardíaca , uma hemorragia interna e <BR>outra coisa mais . Bom enfim estou hoje muito bem <BR>valeu muito apena fazer o transplante apesar de ter <BR>passado por tudo isso , hoje levo uma vida normal se <BR class=incorrect <a name="incorrect">exageiro</A> </A>e estou pronto para dar mais informações e poder passar também um pouco da minha vida nova <BR>vida como transplantado. um forte abraço a tudo e nunca desistam pois só somos nos e a maquina e Deus e ele nunca desiste de nos.
De insuficienciarenal a 20 de Fevereiro de 2011 às 21:54
Olá Rogério !

Obrigado pela tua visita ao blog e muito mais por teres deixado um comentário .</a> É sempre bom sabermos que não estamos sozinhos nesta luta.
Gostei muito do teu comentário .</a> pois dá-me uma ideia que nem tudo é fácil mas depois de tanto esforço e esperança parece que as coisas estão melhor para ti, mas é bom saber que não foi fácil e que houve muitas dificuldades para poderes chegar a este ponto de hoje. Assim ajuda-me a preparar para quando as coisas não correm muito bem para o meu lado!
Obrigado pela força que nos mandas e fico muito contente por te ofereceres para ajudar alguém , isso é muito importante e mostra a tua preocupação perante os outros, bela qualidade!

Obrigado e continua a mandar notícias!

Um bom dia com muita energia positiva e força de vontade

Um grande abraço,

Fernando
De Marcela a 26 de Julho de 2013 às 03:48
Vou me enternar no domingo para fazer tambem essa operacao.Cada um fala uma coisa.Sao 13 anos de hemodialise.To cansada de luta.Que seja feita a vontade de Deus.Desculpa o desabafo.

Comentar post

.últ. comentários

Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...
fernando quem foi o medico que deu essas info erra...
Ola Fernando. No meu caso esse documento nao servi...
Olá Wesley, minha mãe faz na máquina tbm e convers...
Começei agora e já marquei a minha consulta para a...
Quero dar graças ao Grande Templo Orunmila ele deu...
Moacir, como assim se alimentar bem? Como você se ...
Olá tenho insuficiência Renal Cronica faz 6 anos q...
Olá boa tarde. sou insuficiente renal crónico há 1...
Lendo o primeiro post!

.mais comentados

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Março 2014

. Setembro 2013

. Março 2013

. Setembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

.subscrever feeds

.Fotografias

.últ. comentários

Isto é para informar o público em geral, masculino...
Bom artigo, muito obrigado.Falando sobre internet ...
Bom dia a todos,Vença um rim. Economize uma vida e...
Olá boa tarde, tenho 20 anos, e descobri que sou i...
Milena,Já fiz a duas. Então vamos lá. Fiz dialise ...
Olá sou Milena tenho 14 anos e faço Hemodiálise, N...
Boa noite. O cartao europeu nao cobre este tipo de...
boa tarde Tânia sempre conseguiu levar o seu pai a...
minha esposa foi trasplantada durante 28 anos ass...
tenho 30 e poucos anos e descobri a doença a 1 ano...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Olá,meu nome é Neuza e faço a diálise peritoneal h...
Alguém sabe o peso aproximado da máquina de Baxter...
Ola a todos! Sou a Mia tenho 24 anos e sou insufic...
Olá Maria Campos!Eu das vezes que viajei de avião,...
Olá Claudia!Desculpe só agora responder mas tenho-...
Olá amigo, meu esposo faz diálise peritonial. Como...
OI, Fernando , poderia ter seu telephone para te f...
eu sou dadora de rim do meu filho tambem posso tr...
Oi , Fernando, Adorei seu depoimento.Meu pai, port...
Olá boa tarde, peço desculpa só responder agora, s...
Ola sou do Brasil fiquei interessada no cinto como...
ola gostaria de receber o cinto como fazer estou n...
Boa tarde Fernando, o meu marido á um mês que foi ...
Minha avó acabou de fazer o cateterismo e agora fi...
Esses tremores após a hemodiálise é normal?
OláTenho uma sobrinha de 15 anos, há um ano mais o...
Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! ...
Ola Fernando,eu sou a Estefânia, sou Angolana devo...
GOSTEI MUITO DOS DEPOIMENTOS. VALEU ,OBRIGADO A TO...
Olá Filipa V!venha-se juntar ao nosso grupo no fac...
I discovered your site via Google while looking fo...
Não é possível, aliás, é crime fazer isso, chamado...
Olá Boa tarde.Tenho aqui umas dúvidas que gostaria...
oi meu nome e ronaldo ..tenho 23 anos...isso q vc ...
Bom, tenho 16 anos e tenho problemas nos rins. Pri...
Oi genteEu estou com um sobrinho passando por esse...
Olá, tenho uma prima que está internada no CTI de ...
Olá, tenho uma irmã por sinal maravilhosa tem 27 ...
Eu para tomar banho colocava um penso impermeável ...
Olá, Sou de Brasília e estou apavorada. Meu marido...
fernando quem foi o medico que deu essas info erra...
Ola Fernando. No meu caso esse documento nao servi...
Olá Wesley, minha mãe faz na máquina tbm e convers...
Começei agora e já marquei a minha consulta para a...
Quero dar graças ao Grande Templo Orunmila ele deu...
Moacir, como assim se alimentar bem? Como você se ...
Olá tenho insuficiência Renal Cronica faz 6 anos q...
Olá boa tarde. sou insuficiente renal crónico há 1...
Lendo o primeiro post!

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.Fotografias

.subscrever feeds